Revista oficial da Associação
Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai
A busca para o autor ou co-autor encontrou: 4 resultado(s)
Hereditary angioedema and other forms of bradykinin-mediated angioedema: update on diagnosis and treatment
Maria Fernanda Ferraro1; L. Karla Arruda2; Luana S. M. Maia3; Adriana S. Moreno4
Braz J Allergy Immunol. 2014;2(1):6-20
Resumo PDF Português
Angioedema é definido como edema que ocorre em áreas bem delimitadas do tecido subcutâneo e submucoso, consequente ao aumento da permeabilidade capilar local causada por mediadores vasoativos. Em geral acomete extremidades, face, vias aéreas superiores e tratos gastrointestinal e geniturinário. Há dois mediadores amplamente reconhecidos na patogênese do angioedema: histamina e bradicinina, com repercussoes clínicas distintas. O angioedema histaminérgico é geralmente associado a urticária e tem boa resposta ao tratamento com anti-histamínicos, corticosteroides e adrenalina. Já o angioedema por bradicinina tem duraçao mais prolongada (36 a 72 horas), envolve mais frequentemente o trato gastrointestinal e nao responde ao tratamento convencional com anti-histamínicos, corticosteroides e adrenalina. Suspeita-se de angioedema mediado por bradicinina quando há angioedema recorrente, nao associado a urticária, que pode ser hereditário ou adquirido. O nonapeptídeo bradicinina é um potente mediador de vasodilataçao e aumento da permeabilidade vascular, particularmente em vênulas pós-capilares, que produz seus efeitos através da estimulaçao dos receptores B2 ligados a proteína-G. Neste artigo de revisao, temos por objetivo fazer uma atualizaçao em diagnóstico diferencial e tratamento das diferentes formas de angioedema mediado por bradicinina: angioedema por inibidores da enzima conversora da angiotensina (iECA) e outros fármacos que podem diminuir o metabolismo da bradicinina; angioedema hereditário (AEH) por mutaçoes nos genes SERPING1 e F12 que codificam, respectivamente, o inibidor de C1-INH e o fator XII da coagulaçao; angioedema hereditário de causa desconhecida; angioedema por deficiência adquirida do C1-INH; e angioedema idiopático.
Descritores: Angiodema, angioedema hereditário, bradicinina, inibidor de C1, angioedema adquirido.
Atopic dermatitis and filaggrin: restoring barriers to control the disease
Renata N. Cardili1; Janaina M.L. Melo1; Ana M. Roselino1; Adriana S. Moreno1; Ana Paula M. Castro2; L. Karla Arruda1
Braz J Allergy Immunol. 2013;1(5):239-242
PDF Português
Molecular diagnosis of allergy: ready for clinical practice?
L. Karla Arruda1; Adriana S. Moreno2; Fátima Ferreira3
Braz J Allergy Immunol. 2013;1(4):187-194
PDF Português
Brazilian guidelines for the diagnosis and treatment of hereditary angioedema - 2017
Pedro Giavina-Bianchi1; L. Karla Arruda2; Marcelo V. Aun1; Regis A. Campos3; Herberto J. Chong-Neto4; Rosemeire N. Constantino-Silva5; Fátima F. Fernandes6; Maria F. Ferraro2; Mariana P. L. Ferriani2; Alfeu T. França7; Gustavo Fusaro8; Juliana F. B. Garcia1; Shirley Komninakis5; Luana S. M. Maia2; Eli Mansour9; Adriana S. Moreno2; Antonio A. Motta1; Joao Bosco Pesquero10; Nathalia Portilho1; Nelson A. Rosário4; Faradiba S. Serpa11; Dirceu Solé12; Eliana Toledo13; Solange O. R. Valle7; Camila Lopes Veronez10; Anete S. Grumach5
Braz J Allergy Immunol. 2017;1(1):23-48
Resumo PDF Português
O angioedema hereditário é uma doença autossômica dominante caracterizada por crises de edema com o envolvimento de múltiplos órgaos. A doença é desconhecida por muitos profissionais da área da saúde e, portanto, subdiagnosticada. Os pacientes que nao sao diagnosticados e tratados adequadamente têm uma mortalidade estimada de 25% a 40%, devido ao angioedema da laringe, resultando em asfixia. O angioedema de alças intestinais é outra manifestaçao importante e incapacitante, que pode ser a principal ou a única durante uma crise da doença. Neste cenário, um grupo de especialistas da Associaçao Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) e do Grupo Brasileiro de Estudos sobre Angioedema Hereditário (GEBRAEH) atualizou as diretrizes para o diagnóstico e terapia do angioedema hereditário.
Descritores: Angioedema, angioedema hereditário, diagnóstico, tratamento.