Revista oficial da Associação
Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai
A busca para o autor ou co-autor encontrou: 1 resultado(s)
Chronic granulomatous disease: clinical characteristics, follow-up, and therapy of 5 pediatric patients
Karina Mescouto de Melo1; Ludmila Gonçalves Ribeiro1; Claudia França Cavalcante Valente1; Carmem Maria Sales Bonfim2; Antonio Condino-Neto3; Shirley Claudino Pereira Couto4; Maria Imaculada Muniz-Junqueira4; Simone Castro Resende Franco5; Thalita Dias6; Fabíola Scancetti Tavares1
Braz J Allergy Immunol. 2023;7(3):267-272
Resumo PDF Português PDF Inglês
INTRODUÇÃO: A doença granulomatosa crônica (DGC) é caracterizada por um defeito na capacidade microbicida das células fagocíticas (monócitos e neutrófilos), com alta mortalidade se não diagnosticada precocemente. Os pacientes apresentam infecções recorrentes ou graves, suscetibilidade a granulomas em órgãos profundos, doenças autoimunes e doença inflamatória intestinal.
OBJETIVO E MÉTODO: Relato de aspectos clínicos e do tratamento de cinco pacientes com doença granulomatosa crônica.
RESULTADOS: Cinco pacientes, três meninos, medianas de idade no início dos sintomas e diagnóstico de 8 meses e 48 meses, respectivamente, foram estudados por um período de 10 anos. Pneumonia (5/5) e doença micobacteriana (3/5) foram as manifestações iniciais mais comuns. Alterações pulmonares foram observadas em todos os casos. Mutações nos genes CYBB e NCF1 foram identificadas em três casos. Antibioticoprofilaxia foi instituída em todos os pacientes e três foram submetidos ao transplante de células tronco-hematopoiéticas (TCH), aos 7, 18 e 19 anos e com sobrevida atual entre 4 a 5 anos.
CONCLUSÃO: O monitoramento cuidadoso de infecções graves com tratamento imediato foi crucial para a sobrevivência. O TCH, mesmo ao final da adolescência, promoveu a cura da DGC em três pacientes.
Descritores: Doença granulomatosa crônica, fagócitos, NADPH oxidases, transplante de medula óssea