Revista oficial da Associação
Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai
A busca para o autor ou co-autor encontrou: 1 resultado(s)
Climate change, air quality and their impact on the academic performance of children and adolescents: what does 2024 have in store for us?
Clóvis Francisco Constantino1,2; Marilyn Urrutia-Pereira1,3; Raquel Prudente de Carvalho Baldaçara1,3; Marcelo de Paula Corrêa1,3; Maria Isabel Amando de Barros1; Evangelina da Mota Pacheco Alves de Araújo1; Luciana Rizzo3; Carlos Augusto de Mello1; Fátima Rodrigues Fernandes4; Gustavo Falbo Wandalsen5; Luciana Rodrigues Silva6; Dirceu Solé6,7,8
Braz J Allergy Immunol. 2025;9(1):97-105
Resumo PDF Português
As alterações climáticas têm gerado para o planeta e para os seres vivos uma série de consequências que comprometem a existência de algumas espécies e afetado a qualidade de vida de todos. Neste artigo apresentamos o resumo de três importantes documentos mundiais que estudaram a qualidade do ar: "Relatório Mundial sobre a Qualidade do Ar - IQAir 2024", "Estado Global do Clima 2024" (Organização Mundial de Meteorologia), e o Relatório UNICEF "Aprendizagem interrompida: panorama global das interrupções escolares relacionadas ao clima em 2024". Estas publicações apontam dados alarmantes sobre as condições ambientais a que a população, em diferentes partes do mundo, está exposta, e a repercussão destas condições sobre a educação das crianças. Tais informações merecem ampla divulgação para que, pelo conhecimento e conscientização da população e de autoridades, possamos minimizar os efeitos adversos e encontrar formas mais adequadas de adaptação às mudanças do clima.
Descritores: Mudança climática, poluição, aprendizado, crianças, adolescentes.