Revista oficial da Associação
Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai
A busca para o autor ou co-autor encontrou: 2 resultado(s)
Efficacy and safety of house dust mite sublingual immunotherapy in children and adolescents with allergic rhinitis
Aline Didoni Fajardo1; Juliana Gonçalves Primon1; Thalita Gonçalves Picciani1; Gabriela Spessatto2; Guilherme da Silva Martins2; Bruno Hernandes David João2; Larissa Machado Carvalho1; Angelica Fonseca Noriega1; Maitê Milagres Saab2; Tayna Padilha Miranda2; Cristine Secco Rosário3; Laura Maria Lacerda Araujo4; Carlos Antônio Riedi5; Débora Carla Chong Silva5; Renata Calixto6; Ruppert Hahnstadt6; Herberto J. Chong-Neto5; Nelson Augusto Rosário Filho7
Braz J Allergy Immunol. 2024;8(2):129-138
Resumo PDF Português
OBJETIVO: Descrever a eficácia e segurança da imunoterapia com alérgenos sublingual (SLIT) com ácaros em pacientes com rinite alérgica durante um período de 12 meses.
MÉTODOS: Estudo experimental aberto, prospectivo que envolveu crianças e adolescentes de 4 a 18 anos com rinite alérgica/asma segundo as diretrizes Allergic Rhinitis and its Impact on Asthma (ARIA), acompanhados nos ambulatórios do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Todos os pacientes receberam gotas (750 UBE/dia) de SLIT para Dermatophagoides pteronyssinus (DP) e Blomia tropicalis (BLO) na concentração de 5.000 UBE/mL durante 12 meses. Foram aplicados escores de medicação (RTSS), testes cutâneos para aeroalérgenos entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023.
RESULTADOS: Vinte participantes com pelo menos 4 (variação de 2 a 10) anos de diagnóstico de RA. A adesão média à SLIT foi de 89%. Houve redução no diâmetro médio da pápula DP de 7 ± 2,9 mm para 4,2 ± 2,1 mm após 12 meses (p = 0,0002), bem como na mediana do diâmetro médio da pápula BLO de 3,7 mm a 3 mm (p = 0,0001). Os pacientes apresentaram redução no consumo de medicamentos de resgate, no escore de sintomas e no escore combinado de sintomas e medicamentos (p < 0,05). A pontuação da escala visual analógica reduziu de 9,3 ± 0,7 para 5,2 ± 1,4 ao final do estudo (p < 0,05). Não houve diferença no controle da asma (p = 0,16). A taxa de efeitos adversos leves foi baixa e não diferiu ao longo do estudo (p = 0,62), e não houve reações anafiláticas.
CONCLUSÃO: A SLIT pode trazer benefícios em curto prazo em pacientes com RA, reduzindo a necessidade de medicação e melhorando os sintomas nasais. Foi bem tolerada e segura, sem eventos adversos graves.
Descritores: Imunoterapia alérgeno-específica, imunoterapia sublingual, rinite alérgica.
Atopy patch test with aeroallergens: a promising tool in the diagnosis of atopic dermatitis
Sérgio Duarte Dortas Junior1; Soloni Afra Pires Levy2; Andrea Huguenim Silva Pires3; Augusto Tiaqui Abe2; Solange Oliveira Rodrigues Valle4; Vilma Perez Coelho2; Ludwig Ruppert Hahnstadt5; Alfeu Tavares França4
Braz J Allergy Immunol. 2013;1(1):65-70
Resumo PDF Português
OBJETIVOS: Avaliar a padronizaçao do método com relaçao à concentraçao do aeroalérgeno, tempo de oclusao, de interpretaçao; e determinar a especificidade e a sensibilidade do teste de contato alérgico (TCA) em relaçao ao teste por puntura e a dosagem de IgE específica, na verificaçao da sensibilizaçao a ácaros em crianças com dermatite atópica (DA).
MÉTODOS: Foram selecionadas 72 crianças com idade entre 2 e 12 anos, acompanhadas no ambulatório de alergia do Hospital Sao Zacharias. Estas foram submetidas a teste de puntura, dosagem de IgEs específicas e TCA para ácaros (Dermatophagoides pteronyssinus, Dermatophagoides farinae e Blomia tropicalis). Os testes foram realizados em 3 grupos: (1) DA com ou sem rinite e asma, (2) Rinite e/ou asma sem DA, (3) Saudáveis (controle).
RESULTADOS: No grupo 1, 40% dos pacientes apresentaram reaçao positiva. A sensibilidade foi maior nos pacientes com maior tempo de exposiçao (48 h e 72 h). No grupo 2, o TCA foi mais específico que sensível para todos os extratos, com aumento da sensibilidade quanto maior o tempo de exposiçao (72 h). No grupo 3, apenas 8,3% apresentaram positividade a algum aeroalérgeno do TCA.
CONCLUSAO: O TCA mostrou ter valor diagnóstico em relaçao às reaçoes de fase tardia a ácaros (D. pteronyssinus, D. farinae e B. tropicalis), com elevada especificidade. Ele demonstrou ser um teste confiável quando comparado aos resultados do grupo controle.
Descritores: Dermatite atópica, teste de contato atópico, ácaros.