Revista oficial da Associação
Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai
A busca para o autor ou co-autor encontrou: 2 resultado(s)
Clinical aspects and sensitization profile of pediatric patients enrolled in an asthma program
Juliana Lima Ribeiro1; Gesmar Rodrigues Silva Segundo2
Braz J Allergy Immunol. 2013;1(5):273-278
Resumo PDF Português
OBJETIVO: Determinar as características clínicas e o perfil de sensibilizaçao dos pacientes pediátricos acompanhados em um programa de asma.
MÉTODOS: Este estudo transversal, observacional, analítico avaliou crianças com diagnóstico de asma, com idades entre 2 e 15 anos, atendidas no período de julho de 2010 a julho de 2011, participantes de programa de asma na cidade de Catalao, Goiás. Dados dos pacientes foram obtidos por meio de questionário e por consulta ao prontuário do paciente. Foram realizados os testes cutâneos de puntura (TCP) para os principais alérgenos regionais, para avaliaçao do perfil de sensibilizaçao.
RESULTADOS: Trezentos e um pacientes participaram do estudo. Cento e setenta e três (57,5%) destes eram do sexo masculino, e a mediana de idade foi de 74 meses (24-166 meses). Antecedentes parentais ou pessoais de atopia foram encontrados em 80% dos pacientes. Sensibilizaçao a aeroalérgenos observada no TCP foi de 63% para pelo menos um alérgeno. Acaros foram os aeroalérgenos associados a maior frequência de sensibilizaçao. Os pacientes de 2 a 5 anos incompletos apresentaram frequência de sensibilizaçao significantemente inferior aos pacientes dos outros grupos etários (p < 0,0001). Observamos que 62% dos pacientes apresentavam controle da asma.
CONCLUSOES: O nível controle da asma observado no presente estudo foi maior que o descrito na literatura. Observamos diferentes perfis de sensibilizaçao de acordo com a faixa etária. Conhecer esses perfis auxilia na diferenciaçao de padroes de sibilância, no prognóstico de evoluçao destes pacientes, e, ainda, na elaboraçao de estratégias de prevençao para a asma na infância.
Descritores: Asma, alergia, sibilância, sensibilizaçao.
Sensitization profile to prevailing allergens in a specialty clinic in Catalao, state of Goiás
Eliane Gama da Silva1; Juliana Lima Ribeiro2; Maria Rita de Cássia Campos1
Braz J Allergy Immunol. 2017;1(3):299-304
Resumo PDF Português
OBJETIVO: Investigar o perfil de sensibilizaçao a alérgenos e a frequência de reatividade ao teste cutâneo de puntura com aeroalérgenos mais comuns em uma clínica especializada de Catalao, GO.
MÉTODOS: Neste estudo retrospectivo, foram analisados 400 prontuários de pacientes atendidos no período de 2008 a 2010, que realizaram teste cutâneo de puntura para avaliar sensibilidade a aeroalérgenos.
RESULTADOS: A prevalência de sensibilizaçao alérgica foi de 70,7% entre os pacientes avaliados. Entre os aeroalérgenos analisados, houve frequência elevada de positividade a ácaros da poeira domiciliar em todos os meses, principalmente em julho e dezembro, seguidos por fungos. Sensibilizaçao alérgica foi predominante para Dermatophagoides pteronyssinus (62%), entre os ácaros da poeira domiciliar. Em relaçao à frequência de pacientes atendidos com sintomas de doenças atópicas, observou-se que rinite foi a principal causa de atendimento (48,2%), seguida de asma, com 23,2% dos atendimentos. Houve um aumento de 24% no número de pacientes que procuraram atendimento, refletindo possível aumento na prevalência de doenças alérgicas durante os anos avaliados.
CONCLUSOES: Os resultados obtidos no presente trabalho mostraram que os ácaros sao os agentes causadores mais frequentes de alergia, e que a rinite foi a doença atópica mais frequente entre os pacientes de uma clínica especializada. Foi verificado aumento no número de atendimentos por doenças alérgicas nos anos avaliados.
Descritores: Hipersensibilidade, alérgenos, ácaros.