Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai

Número Atual:  Julho-Setembro 2017 - Volume 1  - Número 3


Artigo Original

Perfil de sensibilização a alérgenos prevalentes em clínica especializada de Catalao, Goiás

Sensitization profile to prevailing allergens in a specialty clinic in Catalao, state of Goiás

Eliane Gama da Silva1; Juliana Lima Ribeiro2; Maria Rita de Cássia Campos1


DOI: 10.5935/2526-5393.20170042

1. Universidade Federal de Goiás Campus Catalao, Catalao, GO
2. Programa de Asma de Catalao, GO


Endereço para correspondência:

Maria Rita de Cássia Campos
E-mail: campos.mariarita@yahoo.com.br


Submetido em: 06/06/2017
Aceito em: 30/06/2017.
Nao foram declarados conflitos de interesse associados à publicaçao deste artigo.

RESUMO

OBJETIVO: Investigar o perfil de sensibilizaçao a alérgenos e a frequência de reatividade ao teste cutâneo de puntura com aeroalérgenos mais comuns em uma clínica especializada de Catalao, GO.
MÉTODOS: Neste estudo retrospectivo, foram analisados 400 prontuários de pacientes atendidos no período de 2008 a 2010, que realizaram teste cutâneo de puntura para avaliar sensibilidade a aeroalérgenos.
RESULTADOS: A prevalência de sensibilizaçao alérgica foi de 70,7% entre os pacientes avaliados. Entre os aeroalérgenos analisados, houve frequência elevada de positividade a ácaros da poeira domiciliar em todos os meses, principalmente em julho e dezembro, seguidos por fungos. Sensibilizaçao alérgica foi predominante para Dermatophagoides pteronyssinus (62%), entre os ácaros da poeira domiciliar. Em relaçao à frequência de pacientes atendidos com sintomas de doenças atópicas, observou-se que rinite foi a principal causa de atendimento (48,2%), seguida de asma, com 23,2% dos atendimentos. Houve um aumento de 24% no número de pacientes que procuraram atendimento, refletindo possível aumento na prevalência de doenças alérgicas durante os anos avaliados.
CONCLUSOES: Os resultados obtidos no presente trabalho mostraram que os ácaros sao os agentes causadores mais frequentes de alergia, e que a rinite foi a doença atópica mais frequente entre os pacientes de uma clínica especializada. Foi verificado aumento no número de atendimentos por doenças alérgicas nos anos avaliados.

Descritores: Hipersensibilidade, alérgenos, ácaros.




INTRODUÇAO

A alergia é definida como uma resposta a determinados antígenos ou alérgenos do meio ambiente, e ocorre devido à hipersensibilidade do sistema imunológico, que é mediada por anticorpos da classe IgE1. O desenvolvimento de doenças alérgicas é complexo e pouco entendido, envolvendo componentes genéticos e ambientais, sendo a sensibilidade a alérgenos variável entre os organismos2-6.

As doenças alérgicas, principalmente as respiratórias, têm apresentado aumento na prevalência nos últimos anos e, ao mesmo tempo, se tornado um problema de saúde global, atingindo países desenvolvidos ou nao. Estas doenças promovem, além do impacto negativo na qualidade de vida, elevada carga socioeconômica devido a altos custos na demanda de sistemas de saúde, incluindo medicamentos e internaçoes hospitalares1,7-8.

A exposiçao a alérgenos, em adiçao à susceptibilidade genética, contribui para o desencadeamento de sintomas de alergia respiratória. Os principais alérgenos encontrados no nosso meio sao os ácaros, fungos, epitélios de animais e baratas. Os alérgenos inalantes, ou aeroalérgenos, presentes no meio urbano sao derivados do epitélio do corpo, das secreçoes e fezes dos ácaros e baratas. Em animais domésticos, os principais alérgenos se encontram na pele, saliva e secreçoes6,9.

A importância de cada grupo de alérgenos sofre influências, com o passar do tempo, dos fatores geográficos, climáticos e culturais, sendo necessário monitoramento periódico dos aeroalérgenos presentes para traçar medidas de controle ambiental e indicaçao de imunoterapia6,10,11. Em cidades muito poluídas, a prevalência de doenças respiratórias infecciosas e alérgicas é cerca de 3 a 4 vezes maior que em cidade menos poluídas. Fatores ambientais, como poluiçao e tabagismo ativo e passivo, podem exercer continuamente papel deletério, aumentando a morbidade por doenças respiratórias e comprometendo a funçao pulmonar ao longo do tempo12. Estudos epidemiológicos evidenciam um incremento de risco associado às doenças respiratórias e cardiovasculares, assim como da mortalidade geral e específica associadas à exposiçao a poluentes presentes na atmosfera13-15.

O município de Catalao está localizado no centro oeste de Goiás, com uma altitude de 835 metros. Sua populaçao segundo o censo de 2010 é de 86.647 habitantes; tem clima tropical com duas estaçoes bem definidas, uma seca, que normalmente vai de junho a setembro; e uma chuvosa, que vai de dezembro a março. Existe na cidade um programa para tratamento de asma com início em 2003, e que tem como objetivo melhorar o controle de asma na infância.

O objetivo deste estudo foi investigar o perfil de sensibilizaçao a alérgenos e a frequência de reatividade aos testes cutâneos (TCP) com aeroalérgenos mais comuns em uma clínica especializada de Catalao, GO.

 

MÉTODOS

Foi realizado um estudo retrospectivo em que foram analisados 400 prontuários de pacientes atendidos no período de 2008 a 2010 em clínica particular de Catalao, GO, submetidos a testes cutâneos de leitura imediata por método de puntura (TCP), para avaliaçao de sensibilizaçao a aeroalérgenos.

Testes cutâneos para diagnóstico de doenças mediadas por anticorpos IgE constituem método sensível para detecçao de anticorpos específicos da classe IgE. Um teste positivo é funçao da presença do anticorpo IgE, da liberaçao de mediadores químicos dos mastócitos, da reatividade da pele à histamina e da quantidade de alérgeno usada. No presente estudo, extratos alergênicos foram aplicados por pequena puntura na pele do antebraço do paciente. A leitura se fez entre 15 e 20 minutos com avaliaçao da formaçao de uma pápula no local. O controle positivo utilizado foi histamina na concentraçao de 1,0 a 10 mg/mL e o controle negativo o diluente usado no extrato alergênico (glicerol a 50% e diluente, respectivamente para teste percutâneo e intradérmico). Para este trabalho foram utilizados os extratos padronizados: Fungos (Alternaria alternata, Aspergillus fumigatus, Penicilium notatum, Cladosporium herbarum); ácaros (Dermatophagoides pteronyssinus, D. farinae, Blomia tropicalis), barata (Blattella germanica, Periplaneta americana) e epitélios de cao (Canis familiaris) e gato (Felis domesticus) (Immunotech, Rio de Janeiro, RJ). A opçao pela participaçao no estudo apenas de pacientes atendidos em clínica baseou-se no fato de os prontuários serem preenchidos por médico especialista em alergia, o que poderia evidenciar melhor o percentual de doenças alérgicas.

Os dados coletados dos prontuários foram analisados e os resultados expressos na forma de gráficos ou tabelas. Para o processamento dos dados empregou-se o software GraphpadPrism 5.0 (La Jolla. California, EUA).

 

RESULTADOS

A amostra foi composta pela análise de 400 prontuários, sendo 210 (52,5%) pacientes do sexo feminino e 190 (47,5%) do sexo masculino. As idades variaram de 1 mês a 80 anos, com predomínio da faixa etária de 1 mês a 10 anos (53,7%) (Tabela 1).

 

 

A Figura 1 mostra a distribuiçao da positividade ao TCP em relaçao à faixa etária. Observa-se elevado número de indivíduos alérgicos na faixa etária entre 1 mês e 10 anos (62,7%). Em todas as faixas etárias foi observada positividade acima de 50%, exceto para os indivíduos compreendidos na faixa etária de 61 a 80 anos.

 


Figura 1 Distribuiçao da positividade do teste alérgico em relaçao à faixa etária de pacientes atendidos em uma clínica particular de Catalao, GO

 

Dos 283 (70,7%) pacientes sensibilizados, 38 pacientes (13,4%) eram mono sensibilizados, 59 (20,8%) sensibilizados a dois alérgenos e 186 (65,7%) sensibilizados a três ou mais alérgenos (Figura 2). Sensibilizaçao simultânea a três ou mais alérgenos foi frequente no nosso estudo (65,7%), o que pode significar reatividade cruzada ou sensibilizaçao específica.

 


Figura 2 Percentual de sensibilizaçao a antígenos

 

A sensibilizaçao a alérgenos é evidenciada nas Figuras 3A e 3B, que mostram a relaçao de alérgenos observada nos pacientes atendidos no consultório durante os meses do ano. Observa-se que ocorreu frequência elevada de sensibilizaçao a ácaros em todos os meses, principalmente em julho e dezembro, seguida por sensibilizaçao a fungos. A predominância de pacientes reativos a fungos foi observada no mês de setembro (Figura 3A). Observa-se que ocorreu maior frequência de reatividade para os ácaros de poeira, com predominante sensibilizaçao para D. pteronyssinus (61,5%), seguido de Blomia tropicalis (49,0%) e D. farinae (31,5%) (Figura 3B).

 


Figura 3 Reatividade dos pacientes a diferentes antígenos causadores de alergia respiratória. A) Frequência de positividade a alérgenos durante o ano. B) Frequência de positividade a ácaros de poeira

 

Outro ponto avaliado neste estudo foi a frequência de sintomas clínicos de alguma doença alérgica (Figura 4). A frequência de pacientes atendidos com sintomas de doenças atópicas mostra que rinite alérgica isoladamente foi a maior causa de atendimento (48,2%), seguida de asma, com 23,2% dos atendimentos, sendo as demais doenças encontradas em frequências inferiores a 10% dos atendimentos. Pacientes com cefaleia contribuíram com 0,5% dos atendimentos.

 


Figura 4 Distribuiçao das doenças atópicas referentes aos sintomas dos pacientes para indicaçao dos testes

 

No presente estudo, observou-se que mais de 50% dos pacientes atendidos tiveram TCP positivos para aeroalérgenos. Observou-se um aumento (24%) no número de pacientes que procuraram atendimento, sugerindo possível aumento na prevalência de doenças alérgicas durante os anos avaliados (Tabela 2).

 

 

DISCUSSAO

O presente estudo nao mostrou diferença quanto ao gênero em relaçao a procura por atendimento. Alguns autores relatam que o sexo masculino tem maior predominância de alergia na infância e que na puberdade a doença passa a incidir igualmente, nao sendo evidente se essa diferença é devida a algum fator ligado ao sexo16-17. No entanto, Lusi et al. (2015) verificaram que mulheres na menopausa mostram prevalência elevada de alergia a níquel, de 59,7%, aumentando para 61,1% quando há sobrepeso.

No presente trabalho, verificou-se uma maior procura pela clínica e maior reatividade IgE na faixa etária de 1 mês a 10 anos. No entanto, as mudanças climáticas em geral e, particularmente, as quedas bruscas da temperatura podem provocar maior dispersao de aeroalérgenos, sugerindo que pode-se observar sensibilizaçao alérgica a partir de qualquer idade19.

Os resultados encontrados no presente estudo mostram sensibilizaçao a alérgenos (70,7%) semelhante a estudo na cidade de Uberlândia, MG10. Os autores fizeram um estudo retrospectivo com 212 prontuários de pacientes ambulatoriais que foram submetidos ao TCP e encontraram positividade de 73,5%. É raro encontrar indivíduos reagentes a apenas um antígeno nos testes de puntura, pois geralmente ocorre reaçao a vários deles, em diferentes graus de reatividade. Além disso, é importante a aplicaçao dos testes para que os resultados possam orientar o especialista nas melhores recomendaçoes e assim obter êxito no tratamento20. Alguns antígenos apresentam sensibilidade cruzada e outros nao, como é o caso da existência de reatividade cruzada entre ácaros, baratas e crustáceos que apresentam em comum a proteína contrátil chamada tropomiosina21-22.

O TCP revelou que ácaros foram os principais alérgenos sensibilizantes, com predomínio do D. pteronyssinus e B. tropicalis, chamando a atençao a prevalência de sensibilizaçao ao D. pteronyssinus (61,5%). A sensibilizaçao a aeroalérgenos entre pacientes atendidos no Pró-asma em Catalao, GO, mostra prevalência de sensibilizaçao a D.pteronyssinus de 44%23. Positividade cutânea a D. pteronyssinus de 58,5% foi demonstrada após análise de prontuários de 398 pacientes de uma clínica de otorrinolaringologia em Sete Lagoas, MG24.

Muitas espécies de ácaros têm sido descritas na poeira domiciliar ou de ambientes internos, mas em nível mundial predominam os ácaros D. pteronyssinus, D.farinae e Euroglyphus maynei. Em áreas tropicais como no Brasil e na Flórida, a lista de espécies de ácaros mais comuns inclui Blomia tropicalis, ocorrendo diferenças quanto à prevalência de determinado ácaro em diferentes regioes brasileiras de acordo com o clima, estaçoes, temperaturas, umidade do ar entre outros fatores5.

Dentre os sintomas clínicos observados houve prevalência da rinite alérgica (48,2%). A prevalência da rinite alérgica tem aumentado ao longo dos anos e é subestimada, algumas vezes, por desconhecimento da doença ou pouca valorizaçao dos sintomas, havendo pouca procura por atendimento médico25. Leal e cols., em estudo com universitários da área de saúde e baseados na aplicaçao do questionário International Studies of Asthma and Allergies in Children - ISAAC, verificaram a frequência de 49,4% de indivíduos respondendo positivamente à questao "você já teve rinite?". Solé e cols. observaram que houve aumento da prevalência de rinite e rinoconjuntivite, associado a poluiçao ambiental, e queda na prevalência de asma. Futuras investigaçoes dos fatores regionais associados à prevalência de doenças alérgicas podem fornecer melhor entendimento do acesso a cuidados médicos, além de colaborar com programas preventivos e políticas de saúde.

 

REFERENCIAS

1. Portelli MA, Hodge E, Sayers I. Genetic risk factors for the development of allergic disease identified by genome-wide association. Clin Exp Allergy. 2015;45(1):21-31.

2. Rullo VE, Solé D, Arruda LK, Nakamura C, Valente V, Nobrega FJ, et al. Exposiçao a alérgenos e a endotoxina, sensibilizaçao e expressao clínica da doença alérgica: estudo de coorte. Rev bras alerg imunopatol. 2005;28(6):292-7.

3. Bittencourt AL, Soares MFMS, Pires RR, Honmoto CS, Tanaka MK, Jacob CMA, et al. Immunogenicity and allergenicity of 2S, 7S and 11S soy protein fractions. Rev Bras Ciênc Farm. 2007;43(4):597-606.

4. Vasconcelos ACLF, Rosa GMA, Massa PO, Pinto JHP. Prevalência de fatores associados a doenças alérgicas em crianças e adolescentes com relaçao à Hipótese da Higiene Rev bras alerg imunopatol. 2011;34(2):49-54.

5. Rios J L, Boechat JL. Poluiçao intra e extradomiciliar. Rev bras alerg imunopatol. 2011;34(2):42-8.

6. Souza CCT, Rosário Filho NA. Perfil de aeroalérgenos intradomiciliares comuns no Brasil: revisao dos últimos 20 anos. Rev bras alerg imunopatol. 2012;35(2):47-52.

7. Pegas PN, Alves CA, Scotto MG, Evtyugina MG, Pio CA, Freitas MC, et al. Factores de risco e prevalência de asma e rinite em crianças em idade escolar em Lisboa. Rev Port Pneumol. 2011;17(3):109-16.

8. Coelho MAQ, Pinho L, Marques PQ, Silveira MF, Solé D. Prevalência e fatores associados à asma em escolares de Montes Claros, MG, Brasil. Ciênc saúde colet. 2016;21(4):1207-16.

9. Croce M, Vasconcelos DM, Manso ER, Duarte AJS. Poluiçao ambiental e alergia respiratória. Medicina. 1998; 31: 144-153.

10. Soares FAA, Segundo GRS, Alves R, Ynoue LH, Resende RO, Sopelete MC, et al. Perfil de sensibilizaçao a alérgenos domiciliares em pacientes ambulatoriais. Rev Assoc Med Bras. 2007;53(1):25-8.

11. Pinho L, Coelho MAQ, Marques PQ, Barbosa CP, Fonseca LA. Perfil alérgico de funcionários de bibliotecas de instituiçoes de ensino superior de Montes Claros, MG. Rev Norte Mineira Enferm. 2015;4(1):42-56.

12. Svanes C, Omenaas E, Jarvis D, Chinn S, Gulsvik A, Burney P. Parental smoking in childhood and adult obstructive lung disease: results from the European Community Respiratory Health Survey. Thorax. 2004;59(4):295-302.

13. Barcellos C, Monteiro AMV, Corvalan C, Gurgel HC, Carvalho MS, Artaxo P, et al. Mudanças climáticas e ambientais e as doenças infecciosas: cenários e incertezas para o Brasil. Epidemiol Serv Saúde. 2009;18(3):285-304.

14. Anderson HR, Ruggles R, Pandey KD, Kapetenakis V, Brunekreef B, Lai CKW, et al. Ambient particulate pollution and the world-wide prevalence of asthma, rhinoconjunctivitis and eczema in children: Phase One of the International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC). Occup Environ Med. 2010;67(5):293-300.

15. Pope CA, Hansen JC, Kuprov R, Sanders MD, Anderson MN, Eatough DJ. Vascular function and short-term exposure to fine particulate air pollution. J Air Waste Manag Assoc. 2011;61(8):858-63.

16. Fiore RW, Comparsi AB, Reck CL, Oliveira JK, Pampanelli KB, Fritscher CC. et al. Variaçao na prevalência de asma e atopia em um grupo de escolares de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. J Pneumol (Rio J). 2001;27(5):237-42.

17. Camelo-Nunes P IC, Solé D, Naspitz CK. Fatores de risco e evoluçao clínica da asma em crianças. J Pediatr (Rio J). 1997;73(3):151-60.

18. Lusi EA, Ciommo VMD, Patrissi T, Guarascio P. High prevalence of nickel allergy in an overweight female population: a pilot observational analysis. PloS ONE. 2015;10(3):1-9.

19. Trippia SMG, Rosario-Filho N, Ferrari FP. Aspectos clínicos da asma na criança: análise de 1009 pacientes de um ambulatório especializado. Rev Alerg Imunopatol. 1998;21(3):75-82.

20. Rosário, N. Controle ambiental e prevençao de alergia respiratória: evidências e obstáculos. J Bras Pneumol. 2009;35(5):495-6.

21. Genov IR, Solé D, Santos ABR, Arruda LKP. Tropomiosinas e reatividade cruzada. Rev bras alerg imunopatol. 2009;32(3):89-95.

22. Yang AC, Arruda LK, Kokron CM, Galvao CES, Kalil J, Castro FFM. Reatividade cruzada entre ácaro e camarao: qual o efeito da imunoterapia? Rev bras alerg imunopatol. 2010;33(1):14-22.

23. Ribeiro JL, Segundo GRS. Aspectos clínicos e perfil de sensibilizaçao em pacientes pediátricos em um programa de asma. Braz J Allergy Immunol. 2013;1(5):273-8.

24. Godinho R, Lanza M, Rodrigues A, Assiz TML. Frequência de positividade em teste cutâneo para aeroalérgenos. Rev Bras Otorrinolaringol. 2003;69(6):824-8.

25. Ibiapina CC, Sarinho ESC, Camargos PAM, Andrade CR, Cruz Filho AAS. Rinite alérgica: aspectos epidemiológicos, diagnósticos e terapêuticos. J Bras Pneumol. 2008;34(4):230-40.

26. Leal AO, Sa GGM, Oliveira Neto JG, Carvalho DA, Carvalho e Martins MC. Sinais de rinite em estudantes universitários da área de saúde. R Interd. 2015;8(1):183-93.

27. Solé D, Rosário Filho N, Sarinho ES, Camelo-Nunes IC, Paes Barreto BA, Medeiros ML et al. Prevalência de asma e doencas alérgicas em adolescentes: estudo evolutivo de nove anos (2003 a 2012). J Pediatr (Rio J). 2015;91(1):30-5.

2024 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Rua Domingos de Morais, 2187 - 3° andar - Salas 315-317 - Vila Mariana - CEP 04035-000 - São Paulo, SP - Brasil - Fone: (11) 5575.6888

GN1 - Sistemas e Publicações