Revista oficial da Associação
Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai
A busca para o autor ou co-autor encontrou: 1 resultado(s)
Profile of sensitization to inhalant allergens and the most prevalent mite species in Marília: preliminary data
Zamir Calamita1; Marina F. C. Barbosa2; Odilon M. Almeida Filho3; Joao G. P. Capobianco4; Lisiane A. S. Messias5; Gilberto J. Moraes6
Braz J Allergy Immunol. 2013;1(6):335-340
Resumo PDF Português
OBJETIVO: O conhecimento do perfil de sensibilizaçao aos aeroalérgenos, assim como da prevalência dos alérgenos nos domicílios, é fundamental para um melhor entendimento e abordagem das alergias respiratórias. Este é um estudo preliminar cujo objetivo foi analisar o perfil de sensibilizaçao a alérgenos inalantes em pacientes adolescentes e adultos com alergia respiratória, assim como as características da fauna acarina na regiao de Marília, cidade situada no interior de Sao Paulo.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo epidemiológico em que foi analisada a prevalência de sensibilizaçao a alérgenos inalantes em 412 pacientes adolescentes e adultos com alergia respiratória, e em que foram coletadas aleatoriamente amostras de poeira domiciliar de 30 moradias. O estudo foi coordenado pela Disciplina de Alergia e Imunologia Clínica da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA).
RESULTADOS: Entre os aeroalérgenos analisados, houve alta prevalência de sensibilizaçao aos ácaros domiciliares Dermatophagoides pteronyssinus (59,4%), Blomia tropicalis (44,6%) e Dermatophagoides farinae (39,3%). Para os demais alérgenos inalantes estudados, a prevalência de sensibilizaçao foi menor ou igual a 21,8%. Em relaçao à fauna acarina, encontramos alta prevalência das famílias Pyroglyphidae (36%) e Acaridae (25%). Entre as espécies, predominaram Dermatophagoides pteronyssimus (26,5%), Tyrophagus putrescentiae (24,5%) e Dermatophagoides farinae (14,2%).
CONCLUSOES: O perfil de sensibilizaçao encontrado neste estudo foi semelhante ao observado em outras regioes do Brasil, entretanto quando analisamos a fauna acarina, também encontramos alta prevalência de ácaros de estocagem. O fato de nossa regiao ter uma forte inserçao no ramo da indústria alimentícia poderia contribuir para este achado, entretanto mais estudos sao necessários no sentido de comprovar esta afirmaçao.
Descritores: Alergia respiratória, sensibilizaçao, aeroalérgenos, ácaros.