Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI

Brazilian Journal of Allergy and Immunology (BJAI)

Número Atual:  Outubro-Dezembro 2017 - Volume 1  - Número 4


Editorial

Os primeiros passos dos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia

The first steps of the Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia journal

Pedro Giavina-Bianchi1; Antônio Condino Neto2; Emanuel Sávio Cavalcanti Sarinho2; Ernesto Akio Taketomi2; Fábio Chigres Kuschnir2; Gustavo Falbo Wandalsen2; Herberto José Chong Neto2; Régis de Albuquerque Campos2


DOI: 10.5935/2526-5393.20170048

1. Editor dos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia
2. Editores Associados dos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia




Os primeiros passos dos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia (AAAI) foram dados, e criaram um forte alicerce para o desenvolvimento e crescimento de nossa revista.

Em 2017, o início de nossa jornada, a AAAI publicou 64 artigos divididos em 4 números, com versão impressa e digital, além de um suplemento em versão digital com os resumos dos estudos apresentados no XLIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). Foram 9 editoriais, 7 artigos especiais, 11 artigos de revisão, 20 artigos originais, 10 comunicações clínicas ou experimentais breves, 5 cartas ao editor e 2 imagens em alergia e imunologia. Os associados da ASBAI foram os autores de mais de 90% dos estudos publicados, os quais abrangeram os diversos temas de nossa especialidade, como doenças atópicas, urticária/angioedema/ anafilaxia, imunodeficiências, reações adversas a medicamentos, alergia alimentar, imunoterapia, imunomodulação e vacinas. A versão impressa foi distribuída para cerca de 1.700 associados, além de instituições de saúde e ensino, e a versão digital foi acessada cerca de 350.000 vezes, seja na forma de HTML ou PDF. Tudo isso só foi possível em decorrência da estrutura criada, composta por um Corpo Editorial e um Grupo de Revisores de notoriedade acadêmica, ambos com componentes nacionais e estrangeiros, além do apoio incondicional da Diretoria da ASBAI.

No começo deste milênio, promulgada pelas declarações de Budapeste (2002), Bethesda (2003) e Berlim (2003), surgiu a iniciativa Open Access (acesso aberto), que se baseia no acesso livre e irrestrito à literatura científica publicada eletronicamente via Internet. As revistas de acesso aberto são jornais acadêmicos que estão disponíveis por meio digital (on-line) para o leitor sem barreiras financeiras, legais ou técnicas. Todos podem acessá-las via Internet. A revista AAAI é de acesso aberto e não tem taxa de publicação (diamond open access journals), o que a diferencia das revistas onde os autores têm que arcar com os custos da publicação (gold open access journals). No caso da ASBAI, os custos de produção e edição são subsidiados pela própria associação e por informes publicitários. Com essa estratégia, os AAAI possibilitam maior visibilidade e divulgação dos artigos publicados, que serão mais lidos e citados. Mantivemos a revista impressa com exclusividade para nossos associados e assinantes, proporcionando bem-estar, conforto e algumas vantagens relacionadas a esta forma de publicação.

Vivemos na "Era da informação", onde a quantidade de informação é abundante, disponível e acessível. Fomos surpreendidos por este excesso de conhecimento, e diariamente somos lembrados que ignoramos diversos assuntos."Antes, as pessoas não sabiam que não sabiam. Agora, sabem que não sabem".

Ao se fazer a busca das palavras-chave "allergy OR immunology" no PubMed, quase 2 milhões de artigos são selecionados. Nossa revista tem a visão de que é necessário publicar artigos inovadores, importantes e relevantes.

Durante 2017 nos concentramos e tivemos ações para o credenciamento da AAAI na plataforma SciELO (Scientific Eletronic Library Online). Esse é um processo que será intensificado nos próximos anos. O SciELO é um projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) que visa a superação do fenômeno conhecido como "ciência perdida", que se caracteriza pela presença muito fraca dos periódicos de países em desenvolvimento nos meios de divulgação e índices internacionais. A indexação SciELO, que é guiada por critérios de qualidade, visa complementar o sistema de indexação internacional, especialmente a do Science Citation Index.

Embora o caminho seja mais importante que o destino, uma jornada sem orientação, planejamento e metas a serem atingidas pode levar a finais infrutíferos. Nosso destino é a missão da revista: "divulgar estudos e informações que sejam relevantes na construção do saber na área de Alergia e Imunologia".

Aos leitores e colaboradores, nossos parceiros nessa jornada, agradecemos a paciência, as sugestões e, sobretudo, o reconhecimento que todos nos proporcionaram durante 2017.

Nossos votos que, em 2018, a AAAI continue crescendo e cumprindo com brilho seu papel de meio de comunicação científica oficial da ASBAI. Um ano produtivo e repleto de alegrias para todos nós.

2018 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Av. Prof. Ascendino Reis, 455, Vila Clementino, CEP 04027-000, SÃO PAULO, SP, Fone: (11) 5575-6888

GN1 - Sistemas e Publicações