Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai

Número Atual:  Janeiro-Fevereiro 2014 - Volume 2  - Número 1


Nota do Editor

Dr. Charles Naspitz: gratidão e apreciação no WISC-ASBAI 2014

Dr. Charles Naspitz: gratitude and appreciation during WISC-ASBAI 2014

L. Karla Arruda


MD, PhD. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Ribeirão Preto, SP. Editora-Chefe do BJAI


Endereço para correspondência:

Luisa Karla Arruda
E-mail: karla@fmrp.usp.br




Entre 6 a 9 de dezembro de 2014, no Rio de Janeiro, aconteceu a terceira World Allergy Organization (WAO) International Scientific Conference WISC 2014 e o XLI Congresso Anual da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), com a participação de 2.312 alergistas de 61 países, sendo 1.460 participantes brasileiros. Desde 2010, a WAO promove uma reunião científica que alterna com o Congresso Mundial de Alergia, World Allergy Congress WAC. O WISC 2010 teve lugar em Dubai, Emirados Árabes Unidos, e o WISC 2012 foi realizado em Hyderabad, na Índia. Em 2014, tivemos o privilégio de ter o WISC realizado no Rio de Janeiro, em parceria com a ASBAI.

Cento e sessenta e três (163) palestrantes convidados, representando 29 países, participaram do WISC 2014 e XLI Congresso Anual da ASBAI. Dentre estes, 35 palestrantes eram brasileiros. Tivemos 403 resumos enviados no total, sendo que 346 resumos foram aceitos para apresentação, todos em forma de pôster. Dentre estes trabalhos, foram premiados 25 autores. Os melhores resumos em cada uma das 10 categorias receberam o WAO Outstanding Abstract Certificate Award.

O WISC 2014 ofereceu 27 Travel Grants para WAO Membros Júnior, concedidos com base no pedido apresentado, pontuação do resumo e distribuição regional. WAO Membros Júnior são médicos com idade inferior a 35 anos, ou que completaram programa de treinamento em alergia, asma, imunologia clínica ou áreas afins em no máximo 5 anos. Onze Travel Grants adicionais foram concedidos pelas WAO-ASBAI, sendo 10 para membros do programa da ASBAI Especialistas do Futuro (Drs. Fernanda Cabral Cardoso Hardt, Clarissa de Lima Honório Dumas, Karine Di Latela Boufleur, Bruno Emanuel Carvalho Oliveira, Eduardo Longen, Beni Morgenstern, Nathalia Pessoa de Barros Simis, Ana Carolina Ramos de Nápolis, Thaís Sterza e Vanessa Tavares Pereira), que conta com apoio da Sanofi, e um para o Dr. Gil Bardini Alves, vencedor do Prêmio Ernesto Mendes 2013.

Os destaques da Conferência incluiram: três Conferências Keynote, ministradas pelos Profs. Lanny J. Rosenwasser (Estados Unidos), Jorge Kalil (Brasil), e John Cambier (Estados Unidos); seis Sessões Plenárias incluindo os temas "Imunoterapia e aspectos imunológicos das doenças alérgicas", "Aspectos clínicos da imunoterapia sublingual e subcutânea", "Imunidade inata em Alergia: o papel de sentinela do epitélio", "Microbioma e biológicos", "Tratamentos inovadores para doenças alérgicas", "Alergia alimentar: novas terapias no presente e futuro". Além disso, o programa incluiu 27 Simpósios, 23 Sessões de Pós-graduação, e 12 Cursos Práticos dados por Membros Júnior da WAO em parceria com Membros Sênior da WAO.

Em particular, um dos destaques foi a Cerimônia de Abertura com orador convidado Dr. Carlos Enaldo de Araújo Pacheco, conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ). Nesta cerimônia tive a honra de apresentar um tributo ao Prof. Charles Naspitz, vice-presidente honorário do comitê organizador da conferência. Abaixo transcrevo minha fala, que foi apresentada em inglês, aqui traduzida para o português:

"É uma grande honra para mim ter a oportunidade de dizer algumas palavras sobre o Dr. Charles Naspitz, que infelizmente não pode estar aqui hoje por aspectos de sua saúde.

Dr. Naspitz desenvolveu toda a sua carreira na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, onde graduou em Medicina em 1959. Sua contribuição científica extensa inclui mais de 200 artigos publicados, seis livros editados, sendo três publicados internacionalmente. Como ex-Presidente da ASBAI e Editor da Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia, ele trabalhou intensamente para promover a excelência de nossa especialidade no Brasil.

Dr. Naspitz é um conferencista muito talentoso, que apresentou muitas aulas em congressos nacionais e internacionais. De fato, 30 anos atrás uma de suas conferências inspirou uma jovem médica Residente de Pediatria a seguir carreira em Alergia e Imunologia. Eu me sinto muito privilegiada de ter tido o Dr. Naspitz como mentor, e de ser sua colega e amiga.

Ele foi orientador de 23 alunos de Mestrado e 33 alunos de Doutorado, e participou de grande número de bancas de Pós-graduação. Dr. Ataide Camara, um dos meus estudantes de Doutorado, mostrado aqui (slide) teve o privilégio de ter o Dr. Naspitz e também o Dr. Fabio Castro em sua banca de defesa de tese, obviamente há muitos anos atrás...

Dr. Naspitz iluminou nosso conhecimento em muitos congressos nacionais e internacionais, e recebeu várias honras e tributos. Ele foi pioneiro na criação da sub-especialidade de Alergia e Imunologia Pediátricas no Brasil, e uma das suas maiores realizações foi prover treinamento para aproximadamente 100 jovens Alergistas Pediátricos no seu Serviço na Escola Paulista de Medicina, sendo ajudado de perto pelo Dr. Dirceu Solé. Muitos de seus exalunos atualmente lideram seus próprios programas de treinamento em Alergia e Imunologia, e são palestrantes no presente Congresso.

É importante destacar que o Dr. Naspitz é amplamente reconhecido por seu carinho e cuidado pelos pacientes, e especialmente por sua habilidade única de lidar com os pequenos pacientes e suas famílias, sempre com grande senso de humor e procurando a excelência no cuidado a pacientes.

Em nome da WAO e ASBAI, eu gostaria de expressar nossa gratidão e apreciação ao Dr. Charles Naspitz, por sua proeminente contribuição ao campo da Alergia e Imunologia, particularmente em Pediatria. Obrigada."

 


Prof. Charles Naspitz

 

Para finalizar, considero que o WISC-ASBAI 2014 foi um grande sucesso, destacando-se os seguintes aspectos:

1. Foi oferecida uma Programação Científica de excelência, com palestrantes do mais alto nível profissional, tanto nas áreas de investigação como áreas de medicina translacional e de aplicação do conhecimento na prática clínica. Vale enfatizar que mesmo com um programa de palestras em inglês, houve também a participação de palestrantes brasileiros, tanto no Programa Científico Geral como nas Sessões apenas em português. Considero que um dos principais objetivos, o de oferecer aos médicos e profissionais relacionados da área de Alergia e Imunologia em nosso país uma oportunidade única de atualização e interação com os experts mundiais, foi alcançado;

2. Tivemos uma interação mais próxima e muito frutífera com a World Allergy Organization WAO, com benefícios inestimáveis para a ASBAI e para o nosso país. Como fruto imediato desta interação, tivemos o convite para realizar um ASBAI-WAO Simpósio, com palestrantes brasileiros, Drs. Nelson Rosário Filho, Luis Felipe Ensina e Luciana Tanno, no WAC 2015, em outubro de 2015, a ser realizado na Coreia;

3. Foi dada ênfase especial à participação de jovens médicos e pesquisadores, com Travel Grants, premiações para os melhores resumos, Simpósios de Membros Júnior da WAO, sessões de pôsteres e outras atividades educacionais, cujo resultado foi uma excelente representatividade dos jovens brasileiros em todos os níveis de premiação;

4. E foi muito evidente a interação dos participantes do congresso com os palestrantes convidados, tanto através de visitas dos avaliadores aos pôsteres como pelo contato informal durante todo o evento.

 

Dr. Naspitz desenvolveu toda a sua carreira na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, onde graduou em Medicina em 1959. [...] Como ex-Presidente da ASBAI e Editor da Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia, ele trabalhou intensamente para promover a excelência de nossa especialidade no Brasil.

2024 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Rua Domingos de Morais, 2187 - 3° andar - Salas 315-317 - Vila Mariana - CEP 04035-000 - São Paulo, SP - Brasil - Fone: (11) 5575.6888

GN1 - Sistemas e Publicações