Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai

Número Atual:  Novembro-Dezembro 2013 - Volume 1  - Número 6


CARTA AO EDITOR

Polinose com síndrome de alergia oral: uma raridade no Brasil? Vamos visitá-la!

Francisco M. Vieira


DOI: 10.5935/2318-5015.20130051

Professor Titular de Medicina, Universidade de Caxias do Sul, RS E-mail: famvieira@hotmail.com


Nao foram declarados conflitos de interesse associados à publicaçao desta carta.




Prezada Editora,

A síndrome da alergia oral (SAO), também chamada síndrome pólen-alimento, é uma condiçao decorrente da ingestao de frutas e vegetais frescos, que ocorre particularmente naqueles indivíduos com polinose. É mais comum em adolescentes e adultos jovens, sendo descrita como edema e sensaçao de queimaçao ou prurido em lábios, língua, gengivas, palato e orofaringe. Sua identificaçao é relativamente recente e foi descrita por Ortolani et al. em 1988, tornando o termo internacionalmente conhecido1. Algumas proteínas presentes em polens e vegetais compartilham semelhanças estruturais e sao pan-alérgenos, com capacidade de estimular a produçao de IgE específica e o desenvolvimento de reatividade cruzada IgE.

Arvores do gênero Betula incluem Betula verrucosa, largamente encontrada no Norte da Europa, sem presença entre nós. Seu alérgeno principal é o Bet v 1. A presença de SAO é atribuída a seu alérgeno homólogo PR-10 em 34 a 70% dos pacientes alérgicos. As proteínas de transferência de lipídios (LTPs) constituem uma defesa vegetal, e podem induzir reaçoes sistêmicas graves, salientando-se que nao estao presentes nos polens de gramíneas2.

As profilinas sao proteínas que causam sensibilizaçao a polens de árvores e gramíneas. Estao presentes, principalmente, nos vegetais da família Rosaceae, tais como: maça, pêssego, pera, entre outros; banana, manga, tomate, cenoura, e látex. É estimado que o pólen de gramíneas é o principal indutor de sensibilizaçao a profilinas (30%); entretanto, existe certo contraste entre as reaçoes cruzadas ligadas às profilinas e casos de SAO2,3.

O diagnóstico de alergia por microarray de alérgenos, realizado em 78 pacientes com polinose por gramíneas na área de Caxias do Sul, serviu para identificar, no painel, diversas profilinas: Bet v 2, Cry j 1, Hev b 8, Mer a 1, Ole e 1, Phl p 11, Phl p 12, Pla a 1, Pla a 2, Sal k 1. Encontraram-se 31 pacientes (39,7%) com testes positivos situados nas classes moderado >1 a < 15, e elevado > 15 (ISU-ISAC, Standartized Units), sensibilizados a uma ou múltiplas profilinas4. Um questionário com questoes objetivas relacionadas à sintomatologia da SAO foi aplicado posteriormente a esses pacientes, e nao houve nenhum caso suspeito de SAO.

Em clínica privada, com a existência de aproximadamente 1.000 pacientes com polinose, considerou-se uma incógnita o fato de nao ter sido identificada SAO. A cidade de Santo Angelo, RS, possui prevalência de polinose de 22,3% entre a populaçao. Quando questionado um especialista local, a resposta foi negativa em relaçao a casos de SAO. (Ernesto N. Ferreira, comunicaçao pessoal, 2013).

A raridade e/ou ausência de SAO no Brasil permite visitá-la em uma área reconhecidamente possuidora de polinose, associada a uma típica estaçao polínica por gramíneas5.

E.H.S.Z., masculino, 15 anos, estudante, domiciliado em Caxias do Sul, nos últimos três anos apresentou sintomas de rinoconjuntivite perene, leve, acentuando-se no período de inverno (junho/julho), e sintomas muito exacerbados nos meses da primavera. Ao ingerir abacate, maça, pêssego, banana ou ameixa, apresentava intenso prurido em gengivas, língua, garganta, boca e lábios, que diminuía gradativamente após cerca de meia hora. Negava alergia a látex, situaçao em que poderia haver reaçao alérgica cruzada com certos alimentos.

Os sintomas de SAO repetiam-se continuamente, mesmo fora do período da primavera.

Realizaram-se testes cutâneos de puntura, com painel de alérgenos inalantes (FDA Allergenic e Alergopharma, Buenos Aires), que foram positivos para os seguintes extratos: Dermatophagoides pteronyssinus (6 mm), Dermatophagoides farinae (4 mm), Blomia tropicalis (5 mm), Cladosporium herbarum (3 mm), pólen de gramíneas mix (9 mm), Lolium multiflorum (10 mm), Platanus acerifolia (7 mm) e Cupressus (5 mm). O teste cutâneo para látex foi negativo. Nos testes cutâneos de puntura, o diâmetro médio das pápulas foi expresso em milímetros (mm). Consideraram-se positivos aqueles com diâmetro de 3 mm acima do controle negativo. Serviram de controles, soluçao salina fisiológica e histamina 10 mg/mL.

Testes para alimentos com painel de extratos comerciais (FDA Allergenic) revelou positividade para soja (5 mm), amendoim (5 mm) e camarao (5 mm); outros foram considerados negativos. Nao estavam incluídos extratos considerados como produtores de alergia pelo paciente.

Teste de puntura (prick-to-prick) usando-se alimentos frescos in natura, citados como indutores de sintoma oral, apresentaram diâmetros médios das pápulas: abacate (9 mm), pêssego (8 mm), maça (5 mm), laranja (5 mm), ameixa (5 mm), e banana (3 mm).

Dosagem de IgE específica (ImmunoCAP) para polens de gramíneas foi de 33,5 kU/L; Platanus acerifolia 1,02 kU/L; Cupressus 0,18 kU/L. IgE total foi de 148 kU/L, e eosinófilos no sangue periférico de 4,4% (260 mm3). Numa escala de valores de sintomas variando de 0 a 10 pontos, o paciente cita o abacate (10 pontos) como sendo a fruta que desencadeava sintomas mais intensos.

Teste de provocaçao oral com abacate resultou em sintomas imediatos de SAO, caracterizados por prurido na língua, gengiva e garganta, os quais cederam antes de uma hora. Nao foram realizadas outras provas com alimentos suspeitos por motivos éticos (sofrimento do paciente) e pelo relato de múltiplas experiências anteriores.

Teste de provocaçao nasal controlada com placebo foi realizado com extratos de polens de gramíneas, Platanus e Cupressus (ciprestes), em diferentes dias. Sintomas de rinoconjuntivite e gotejamento pós-nasal foram registrados. Os extratos polínicos contendo 10.000 PNU/AU/mL (Lab. Alergopharma, Buenos Aires) foram diluídos nas concentraçoes 1/100 e 1/10 e aplicados em volume de 0,05 a 0,1 mL em uma fossa nasal, sob a forma de spray. Todos se mostraram positivos em 1/10, segundo uma escala de valores dos sintomas. Um grupo de indivíduos considerados saos serviu de controle.

Foi obtido, previamente, termo circunstanciado de consentimento informado pelo responsável.

A raridade e/ou ausência de SAO em nosso meio é uma questao difícil de responder. Entretanto, pacientes polissensibilizados a alérgenos de polens, com sintomatologia por 16 ou mais semanas, se caracterizam pelo aumento da probabilidade de SAO (OR = 7,1, p < 0,001 e OR = 3,1; p = 0,01)6.

Polens de ciprestes sao considerados de baixa alergenicidade, existindo, em nossa área, uma estaçao polínica dos mesmos (Cupressaceae) nos meses de junho/agosto, embora a frequência de polinose seja escassa.

E.H.S.Z. possui sintomatologia polínica sucessiva e pouco usual, iniciando no inverno (junho/julho) por ciprestes, provavelmente por Platanus (agosto/setembro), prolongando-se até o período da primavera pelas gramíneas (setembro/dezembro). A "imitaçao europeia" com introduçao de ciprestes, incluindo outras árvores com potencial alergênico, como Platanus, aumentaria a probabilidade de polissensibilizaçao a polens, com duraçao prolongada dos sintomas e, provavelmente, maior risco de desenvolver SAO. Futuras observaçoes em diferentes locais do Brasil poderiam servir para melhor entendimento de uma possível SAO "até agora oculta".

 

REFERENCIAS

1. Ortolani C, Ispano M, Pastorello E, Bigi A, Ansoloni R. The oral allergy syndrome. Ann Allergy. 1988;61:47-52.

2. Pauli G, Metz-Favre C. Allergies croiseés pollens-aliments. Revue des maladies respiratories. 2013;30:328-37.

3. Santos A, Van Ree R. Profilins: mimickers of allergy or relevant allergens? Int Arch Allergy Immunol. 2011;155:191-204.

4. Moreira PFS. Análise da resposta de anticorpos IgE, IgG1 e IgG4 específica a antígenos derivados de graos de pólen de Lolium multiflorum por ELISA e immunobloting e diagnóstico de alergia por microarray de alérgenos em pacientes com polinose [tese de doutorado]. Uberlândia (MG): Universidade Federal de Uberlândia, 2010.

5. Vergamini SM, Zoppas BCDA, Valencia-Barrera RM, Fernandes-Gonzales D. Dinâmica aerobiológica de gramíneas na cidade de Caxias do Sul, RS. Rev Bras Alerg Imunopatol. 2006;29(1):14-7.

6. Staikuniene J, Jarpetiene LM, Sakalauskas R. Influence of sensitization to pollen and food allergens on pollinosis clinical symptoms. Medicina (Kaunas). 2005;41:208-16.

2024 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Rua Domingos de Morais, 2187 - 3° andar - Salas 315-317 - Vila Mariana - CEP 04035-000 - São Paulo, SP - Brasil - Fone: (11) 5575.6888

GN1 - Sistemas e Publicações