Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai

Número Atual:  Setembro-Outubro 2013 - Volume 1  - Número 5


Nota do Editor

WISC 2014: da teoria à prática da Alergia, com ênfase em Imunoterapia e Alergia Alimentar

WISC 2014: from theory to practice in Allergy, with emphasis on Immunotherapy and Food Allergy

L. Karla Arruda


DOI: 10.5935/2318-5015.20130032

MD, PhD. Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto da Universidade de Sao Paulo (FMRP-USP), Ribeirao Preto, SP. Editora-Chefe do BJAI


Endereço para correspondência:

Luisa Karla Arruda
E-mail: karla@fmrp.usp.br




O WISC 2014, congresso da World Allergy Organization (WAO) vinculado este ano ao nosso 41° Congresso da ASBAI, está se aproximando. Em preparaçao desde Junho de 2013, o programa científico é bastante variado e estimulante. Convido a todos a consultar os temas e palestrantes das várias sessoes: Plenárias, Simpósios, Post-Graduate Courses, Keynote Lectures, e Cursos Práticos dos Junior Members, disponíveis no site www.worldallergy.org/wisc2014/ em Online Scientific Program. O tema da conferência "Avançando fronteiras em alergia: do tratamento à prevençao, através do foco no ambiente, infecçoes e no paciente susceptível" reflete a preocupaçao mundial nao só com o aumento da prevalência, mas também da complexidade das doenças alérgicas e asma. Além disso, a WAO reconhece a necessidade de se criar uma abordagem mais integrada para o diagnóstico e manejo das doenças alérgicas e asma, e de se expandir o conhecimento e a prática da Alergia, contribuindo para o fortalecimento da competência e excelência profissional particularmente de jovens Alergistas/Imunologistas.

A conferência focaliza em revisar as teorias e práticas mais atuais em Alergia e em informar sobre pesquisas de ponta em nossa especialidade. Seguindo-se a Dubai (2010) e Hyderabad, na India (2012), o WISC Rio 2014 tem tudo para ser uma experiência enriquecedora para seus participantes: 143 palestrantes confirmados, incluindo 35 brasileiros, 4 sessoes em português, sessoes plenárias e principais simpósios com traduçao simultânea para o português. Tivemos 361 resumos submetidos, de 44 países, que já foram avaliados e selecionados para apresentaçao oral ou sob a forma de pôsteres durante o congresso. Participantes poderao contar com um programa científico altamente relevante, tanto para a teoria, como para a prática de Alergia, Asma e Imunologia Clínica.

Há dados consistentes indicando que as doenças alérgicas e asma ainda sao subdiagnosticadas em muitas partes do mundo, apesar de termos consensos nacionais e internacionais para auxiliar no diagnóstico e manejo dessas doenças. A prática da Alergia de acordo com as recomendaçoes dos consensos disponíveis é ainda um desafio em muitos locais. Como consequência, uma parcela significante de pacientes com doenças alérgicas permanece sem tratamento apropriado. O WISC 2014 é uma oportunidade única de atualizaçao nos mais efetivos avanços no tratamento e prevençao de doenças alérgicas e imunológicas, com especial foco em imunoterapia e alergia alimentar. Além disso, o WISC fornecerá um fórum para debates sobre os mais variados aspectos das doenças alérgicas e imunológicas com colegas da especialidade de todo o mundo, incluindo discussoes sobre as barreiras existentes para colocarmos em prática o melhor cuidado a pacientes com doenças alérgicas e asma, e estratégias para melhorar este cenário em âmbito mundial.

Resumos de trabalhos podem ser submetidos até 15 de setembro de 2014 (Late Break Abstracts), e a data para inscriçao regular é 31 de outubro de 2014.

Contamos com a sua presença no Rio de Janeiro, para juntos como ASBAI compartilharmos saberes e experiências com colegas de todo o mundo!

 

O WISC Rio 2014 tem tudo para ser uma experiência enriquecedora para seus participantes: 143 palestrantes confirmados, incluindo 35 brasileiros, 4 sessoes em português, sessoes plenárias e principais simpósios com traduçao simultânea para o português.

2024 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Rua Domingos de Morais, 2187 - 3° andar - Salas 315-317 - Vila Mariana - CEP 04035-000 - São Paulo, SP - Brasil - Fone: (11) 5575.6888

GN1 - Sistemas e Publicações