Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai

Número Atual:  Julho-Agosto 2013 - Volume 1  - Número 4


Nota do Editor

Fatima Ferreira: do diagnóstico e terapia em alergia à compreensão da ciência pelo público e valorização das mulheres na ciência

Fatima Ferreira: from allergy diagnosis and treatment to public understanding of science and promotion of women in science

L. Karla Arruda


DOI: 10.5935/2318-5015.20130023

MD, PhD. Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto da Universidade de Sao Paulo (FMRP-USP), Ribeirao Preto, SP. Editora-Chefe do BJAI


Endereço para correspondência:

Luisa Karla Arruda
E-mail: karla@fmrp.usp.br




Salzburg é uma linda cidade da Austria localizada no coraçao da Europa, famosa por várias razoes, incluindo o fato de ser a cidade natal do grande compositor do século XVIII, Wolfgang Amadeus Mozart, aonde a casa em que ele nasceu e cresceu pode ser visitada, e por ter sido palco das filmagens de "The Sound of Music" (A Noviça Rebelde), fantástico musical ganhador de cinco Oscars em 1965. Salzburg é também conhecida pela Universidade de Salzburg, fundada em 1622. Um dos membros mais distintos do corpo docente daquela Universidade é uma brasileira, a Dra. Fatima Divina Ferreira-Briza, ou Fatima Ferreira, como é mais conhecida no meio científico, atual vice-reitora de pesquisa da instituiçao desde 2011.

Grande parte dos nossos associados conhece a Dra. Fátima Ferreira por suas relevantes publicaçoes e participaçoes em congressos internacionais e em congresso da ASBAI. Entretanto, talvez alguns nao conheçam em detalhe a brilhante trajetória desta brasileira nascida em Cachoeira de Goiás, no estado de Goiás, que vive há 24 anos na Austria e é professora titular da Universidade de Salzburg naquele país, do qual se tornou cidada em 1997.

A Dra. Fátima Ferreira graduou-se em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia em 1981, e logo ingressou em Programa de Pós-graduaçao do Departamento de Bioquímica da Universidade de Sao Paulo, onde concluiu seu Doutorado em 1987. Em 1990, após realizar pós-doutorado na Universidade de Toronto, Canadá, foi para a Austria, dando continuidade à sua carreira. Iniciou como pesquisadora associada no Instituto de Patologia Geral e Experimental da Universidade de Viena, e após 2 anos foi apontada como professora assistente no Instituto de Genética e Biologia Geral da Universidade de Salzburg, aonde vem desenvolvendo uma carreira muito bem sucedida, cheia de brilho e competência, desde 1992. Em 2000 passou a professora associada do Departamento de Biologia Molecular, e em 2010 tornou-se professora titular do mesmo Departamento na Universidade de Salzburg. Em 2006, ela fundou o Laboratório Christian Doppler para Diagnóstico e Tratamento de Alergia, do qual é diretora até atualmente. Christian Doppler, expert em teoria acústica, nasceu em Salzburg e ficou conhecido por sua descoberta inovadora do efeito Doppler. Atualmente, a Dra. Fatima Ferreira é presidente da Sociedade Austríaca de Alergia e Imunologia.

A carreira da Dra. Fátima Ferreira é marcada por grandes conquistas e contribuiçoes em Alergia, com foco na alergia a polens, incluindo inúmeros estudos em biologia molecular de alérgenos de polens, produçao de alérgenos recombinantes de polens e suas variantes hipoalergênicas para Imunoterapia, reatividade cruzada IgE a alérgenos de polens e síndrome pólen-alimento. O sucesso de sua carreira torna-se evidente pela produçao científica de elevada qualidade, com 180 artigos publicados em revistas de grande relevância e seletiva política editorial, resultando em mais de 5.400 citaçoes com média de 41 citaçoes por artigo, e índice H de 38. Além disso, a Dra. Fátima Ferreira orientou 39 estudantes de Mestrado e 20 teses de Doutorado até atualmente, contribui com capítulos de livros e é autora de 9 patentes, tendo apresentado mais de 90 conferências como convidada em sua carreira.

Além do seu papel como pesquisadora e cientista, a Dra. Fatima também é especial por sua atençao a aspectos fora do ambiente acadêmico. Em seu curriculum vitae, cita que duas atividades adicionais sao muito importantes para ela: levar o entendimento da ciência ao público, e promover e valorizar mulheres na ciência. Ela acredita que cientistas devem comunicar seu trabalho à populaçao geral e explicar como seu trabalho contribui para a sociedade; que a ciência e a sociedade tendem a subestimar o papel e o valor da mulher; e que a sociedade nao deve perder esta metade de seu potencial e talentos. Nos últimos 10 anos, ela destaca que se dedica ao desenvolvimento e implementaçao do conceito de "Flying Lab" para crianças escolares na Austria, e que realiza mais de 10 apresentaçoes anualmente para o público geral, sobre os tópicos Alergia e Mulheres na Ciência.

É uma honra muito grande termos a Dra. Fátima Ferreira como editora associada internacional do BJAI. Ao longo dos anos, ela tem colaborado de forma efetiva com grupos de pesquisa brasileiros, possibilitando uma integraçao muito frutífera, incluindo visitas de estudantes de Doutorado e pesquisadores em programas de Pós-Doutorado ao seu laboratório. Agora, temos o privilégio de contar nao só com sua generosidade em compartilhar conhecimentos, mas com sua expertise para elevar cada vez mais o nível científico do nosso Brazilian Journal of Allergy and Immunology. Motivo de muito orgulho para nós brasileiros, a Dra. Fátima Ferreira é também uma inspiraçao de excelência na ciência e na carreira profissional, particularmente para as jovens alergistas de nossa associaçao.

 


Dra. Fatima Ferreira

 

Grande parte dos nossos associados conhece a Dra. Fátima Ferreira por suas relevantes publicaçoes e participaçoes em congressos internacionais e em congresso da ASBAI.

2024 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Rua Domingos de Morais, 2187 - 3° andar - Salas 315-317 - Vila Mariana - CEP 04035-000 - São Paulo, SP - Brasil - Fone: (11) 5575.6888

GN1 - Sistemas e Publicações