Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai

Número Atual:  Janeiro-Fevereiro 2013 - Volume 1  - Número 1


Nota do Editor

Brazilian Journal of Allergy and Immunology: no caminho da internacionalização

Brazilian Journal of Allergy and Immunology: on its way to internationalization

L. Karla Arruda


DOI: 10.5935/2318-5015.20130001

MD, PhD. Editora-Chefe do BJAI


Endereço para correspondência:

Luisa Karla Arruda
karla@fmrp.usp.br




 

A prioridade é prover informaçao científica e profissional de elevada qualidade para os médicos que praticam a especialidade de Alergia e Imunologia e profissionais de áreas relacionadas.

É com grande prazer que apresento a vocês o primeiro número do Brazilian Journal of Allergy and Immunology - BJAI. Muitos de vocês, especialmente aqueles que acompanharam a publicaçao da Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia desde 1979, com seus 35 volumes, vao estranhar a mudança, incluindo o nome da revista em inglês e o novo logotipo.

O BJAI representa a continuidade da Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia e já surge com base sólida, graças ao trabalho construtivo dos Editores pioneiros, incluindo Lain Pontes de Carvalho, Wilson Tartuce Aun, Charles Naspitz1, Nelson Mendes. Destaco o trabalho incansável e inovador de Dirceu Solé2, que foi Editor de nossa Revista por 14 anos (de 1993 a 2008), em parceria com Maria de Fátima Marcelos Fernandes nos períodos de 1993/1994 e 1997/1998, e mais recentemente a atuaçao de Gustavo Wandalsen nos últimos quatro anos3, trazendo reformulaçoes fundamentais para o sucesso da nossa Revista. A todos eles devemos agradecimentos e apreciaçao.

Embora a revista oficial da nossa Associaçao Brasileira de Alergia e Imunopatologia/ASBAI tenha mudado de cara, seu foco e objetivos continuam os mesmos. A prioridade é prover informaçao científica e profissional de elevada qualidade para os médicos que praticam a especialidade de Alergia e Imunologia e profissionais de saúde que atuam em áreas relacionadas. Outro objetivo é divulgar e compartilhar resultados de estudos inovadores conduzidos em nosso país, incluindo estudos clínicos e experimentais, de forma a enriquecer o conhecimento e, consequentemente, a nossa prática clínica diária para um cuidado de excelência aos nossos pacientes.

Entretanto, gostaríamos de avançar, e promover maior divulgaçao e visibilidade da nossa Associaçao. Um dos meios mais apropriados para isto é a internacionalizaçao da nossa revista, mas enquanto publicada em língua portuguesa, este processo fica limitado. Optamos por iniciar a transiçao para o conteúdo em inglês pela mudança do nome da revista, como primeiro passo, e pela disponibilizaçao gradativa de todo o seu conteúdo on line em português e inglês, sem no entanto alterar a revista impressa, que permanecerá na língua portuguesa. Nessa progressao para maior visibilidade da nossa revista, representante científico da nossa Associaçao, um passo primordial é expandir sua indexaçao para outras bases de dados além da Lilacs, incluindo SciELO e PubMed. De forma muito sincera e apropriada, Gustavo Wandalsen apontou para o desafio que é conseguir atingir estes objetivos, em Editorial recente3.

Ao longo do tempo, os Alergistas e Imunologistas brasileiros têm contribuído muito para o mundo em termos científicos, sendo de particular interesse a apreciaçao das peculiaridades e aspectos únicos de nossos pacientes, revelando diferenças muitasvezes marcantes em comparaçao a países mais afluentes. Juntamente com os Editores Associados Antônio Condino Neto, Beatriz Tavares Costa Carvalho,Cristina Miuki Abe Jacob, Emanuel Sarinho, Mario Geller, os Editores Associados Internacionais Fátima Ferreira-Briza e Tari Haahtela, e os membros do Conselho Editorial do BJAI, convido todos a participar desta aventura/desafio, enviando artigos para nossa revista. Confiamos que em período de tempo breve teremos um perfil de publicaçoes que permita ampliaçao da indexaçao do BJAI, mantendo o compromisso com os princípios de formaçao de nossos especialistas, como uma contribuiçao de cada um de nós para nossa Associaçao e para nosso país.

 

REFERENCIAS

1. Naspitz CK. A luta por uma nova imagem. Rev bras alerg imunopatol. 1987;10:4.

2. Solé D. A nova Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia. Rev bras alerg imunopatol. 2005;28:1.

3. Wandalsen GF. A Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia de 2009 a 2012: balanço e consideraçoes. Rev bras alerg imunopatol. 2012;35:199-200.

2024 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Rua Domingos de Morais, 2187 - 3° andar - Salas 315-317 - Vila Mariana - CEP 04035-000 - São Paulo, SP - Brasil - Fone: (11) 5575.6888

GN1 - Sistemas e Publicações