Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai

Número Atual:  Janeiro-Março 2023 - Volume 7  - Número 1


Editorial

O centenário da atopia

The centenary of atopy

Fábio Chigres Kuschnir


Presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) - biênio 2023-2024




Em 1923, os imunologistas/alergistas norte-americanos Arthur F. Coca (1875-1959) e Robert A. Cooke (1880-1959) propuseram em seu celebre trabalho uma classificação para as diferentes formas de hipersensibilidade, que anteriormente não eram bem caracterizadas clinicamente e tinham terminologia mal definidas. Assim, ao designar um lugar para o grupo de distúrbios respiratórios como a asma e "hay fever" (febre do feno), introduziram o conceito de atopia (do grego atopos - "fora de lugar"), propiciando um avanço inovador na compreensão dos fenômenos alérgicos, empregados até os dias atuais1,2.

As descobertas e conceitos científicos do passado como a "atopia" de Coca e Cooke, assim como as de hoje, sempre serão submetidas a reinterpretações, mas uma realidade permanece imutável ao longo do tempo: apesar do avanço na compreensão dos mecanismos das doenças alérgicas e imunológicas, estes pacientes, cada vez mais numerosos, continuarão necessitando de mais e novos tratamentos.

Relembrar e comemorar os marcos históricos e avanços científicos de nossa especialidade é um dos objetivos da ASBAI, que, com seus 50 anos de existência, é parte viva desta história.

Como associação científica, um dos nossos principais objetivos é divulgar os temas mais relevantes de nossa especialidade de forma atualizada e baseada em evidências aos nossos associados, e também às demais instituições e sociedades médicas e de saúde, e à sociedade como um todo.

Neste contexto, os Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia (AAAI), publicação oficial da ASBAI e da Sociedade Latino-Americana de Asma, Alergia e Imunologia (SLaai) vem cumprindo seu papel com excelência.

Lançada em 2017, a AAAI a cada ano vem recebendo cada vez mais artigos, elaborados por colegas de diferentes instituições do mundo, cuja qualidade e diversidade aumentam progressivamente. A disponibilização dos artigos em português e inglês, e sua indexação em bases de dados como o LILACS, e mais recentemente no Google Acadêmico, vêm aumentando a atenção internacional, com mais downloads e citações dos artigos publicados.

O trabalho em equipe é condição essencial para o sucesso dos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia. Além das diretorias que nos antecederam, gostaria de destacar o trabalho de nosso Editor, Pedro Giavina-Bianchi, por sua visão e trabalho incansável em busca do crescimento de nossa revista científica. Também gostaríamos de agradecer ao Editor Adjunto, Fernando Aarestrup, aos editores associados e ao nosso competente Conselho Editorial, e aos revisores dos AAAI, lembrando que todos trabalham voluntariamente pela ASBAI.

Em suma, os AAAI representam a credibilidade científica da ASBAI, e a força, riqueza e diversidade dos especialistas em Alergia e Imunologia Clínica brasileiros.

Esperamos que desfrutem deste fascículo do AAAI, que traz como artigo especial uma objetiva abordagem sobre as reações às vacinas elaborada pelo Departamento Científico de Imunizações da ASBAI3.

Entre os artigos de revisão, temos importante tema sobre o uso de dispositivos eletrônicos para fumar e risco de asma em adolescentes4, e entre os artigos originais destacamos o estudo vencedor do prêmio "Osvaldo Seabra" de Temas Livres no Congresso da ASBAI de 20225.

A vida associativa é uma experiência coletiva e compartilhada, e é com grande prazer que a Diretoria 2023-24 convida a todos para continuar construindo a história da nossa ASBAI.

Até 2123!

 

Referências

1. Chase MW. Irreverent recollections from Cooke and Coca, 1928-1978. J Allergy Clin Immunol. 1979 Nov;64(5):306-20.

2. Coca AF, Cooke RA. On the classification of the phenomena of hypersensitiveness. J Immunol. 1923;8:163-82.

3. Marinho AKB, Antunes AA, Guimarães BNA, Gerhardt CMB, Valente CFC, Anagusko CLY, et al. Reações de hipersensibilidade a vacinas. Arq Asma Alerg Imunol. 2023;7(1):3-22.

4. Rocha AKC, Miyawaki AE, Trombini MA, Rosa VACC, Prestes RCS, Costa TB, et al. Risco de exacerbação de asma em adolescentes usuários de dispositivos eletrônicos de liberação de nicotina: uma revisão sistemática e metanálise. Arq Asma Alerg Imunol. 2023;7(1):41-8.

5. Thom-de-Souza CC, Rosario-Filho NA, Taketomi EA, Miranda JS, Godoi RHM. Presença do alérgeno de soja Gly m 1 no ar em Maringá - PR. Arq Asma Alerg Imunol. 2023;7(1):89-95.

2024 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Rua Domingos de Morais, 2187 - 3° andar - Salas 315-317 - Vila Mariana - CEP 04035-000 - São Paulo, SP - Brasil - Fone: (11) 5575.6888

GN1 - Sistemas e Publicações