Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai

Número Atual:  Abril-Junho 2021 - Volume 5  - Número 2


Editorial

Integrar é preciso

Integration is needed

Emanuel Sarinho1; Eduardo Magalhães de Souza Lima2


DOI: 10.5935/2526-5393.20210035

1. Presidente da ASBAI
2. Diretor de Integração Nacional da ASBAI




Em um país com significativa dimensão continental e particularidades diversas, torna-se desafiador unir e atender aos anseios de cada um. Mas como a ASBAI é marcada por grandes desafios e conquistas, por que não mais um?

Começamos o ano reunindo cerca de 80% das novas Diretorias das Regionais ASBAI. Apresentamos uma radiografia dos associados ASBAI distribuídos pelo país e lançamos a ideia de estimular o crescimento de especialistas em Alergia e Imunologia em todas as regiões do Brasil. E como isso pode ser feito? Divulgando os diversos benefícios que a nossa Associação oferece, como a Universidade ASBAI, que disponibiliza atualização no que há de mais relevante em nossa especialidade por meio de cursos em di-versos formatos. Ainda temos webinars, o congresso e outros eventos e ações que são prioritariamente preparados para quem é sócio.

Com número crescente de ações realizadas pelas Regionais ASBAI, verificamos a necessidade de elaborar uma grade para apoiar a divulgação dos eventos científicos em nossos canais de comunicação: grupo de associados ASBAI no Facebook, Instagram, Twitter e no site. Uma agenda organizada evita conflitos de datas e horários, além de contribuir para a ampla divulgação de tudo o que está sendo preparado pelas Regionais.

Nesse encontro, ainda definimos a realização de webinar em nível nacional para cada Regional, que poderá usufruir da plataforma da ASBAI nacional para eventos científicos e reuniões, desde que reservado com 30 dias de antecedência.

Seguindo a linha participativa adotada pela ASBAI, neste biênio abrimos espaço para que as Regionais indicassem os associados que formarão os Departamentos Científicos, fortalecendo a integração e presença de representantes dos quatro cantos do Brasil.

Também contamos com as Regionais para divulgar a criação da Comissão de Apoio ao Associado, que visa receber sugestões acompanhadas de propostas para avaliar a implantação das ações factíveis. As propostas podem ser encaminhadas para o e-mail presidente@asbai.org.br.

E por fim, mas não menos importante, discutimos a elaboração de um documento em âmbitos estadual e municipal, solicitando a realização de concurso público da nossa especialidade no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de aumentar a representatividade da Alergia e Imunologia e democratizar o acesso pelos pacientes alérgicos a especialistas titulados e preparados para atendê-los.

A nova Diretoria quer ficar mais próxima das Regionais ASBAI por meio de reuniões mensais e individualizadas, além de outra semestral com todas as Regionais. Dessa forma, acreditamos que a união reforçará ainda mais a atuação da nossa especialidade, distribuindo conhecimento e benefícios aos nossos associados e, principalmente, para quem mais precisa de nós: o paciente.

"Um galo sozinho não tece uma manhã, ele precisará sempre de outros galos."

João Cabral de Melo Neto

Estamos juntos!

2024 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Rua Domingos de Morais, 2187 - 3° andar - Salas 315-317 - Vila Mariana - CEP 04035-000 - São Paulo, SP - Brasil - Fone: (11) 5575.6888

GN1 - Sistemas e Publicações