Dr. Nelson Figueiredo Mendes
É com grande honra que venho representar aqui todos os sócios da ASBAI para prestar esta homenagem póstuma ao Dr. Nelson Mendes, figura humana inesquecível e querida, com quem tive o privilégio de compartilhar momentos de grande prazer intelectual e de precioso aprendizado durante o curso de mestrado e doutorado na antiga Escola Paulista de Medicina. Nos últimos anos, tivemos uma convivência bastante próxima e o considero um querido e inesquecível amigo, que é para mim também referência profissional e moral definitiva.
O Dr. Nelson Figueiredo Mendes, nascido em Sao Paulo em 1942, formou-se em Medicina pela Universidade de Sao Paulo em 1966, foi pós-graduado pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e cursou Direito nas Faculdades Metropolitanas Unidas de Sao Paulo na década de 90.
No ano de 1966, ele criou o Serviço de Imunologia de Transplante Renal na Faculdade de Medicina da USP. Foi em 1968 que os primeiros testes de prova cruzada, pré-transplante, a tipagem HLA nos lócus A e B foram realizados.
O Dr. Nelson Mendes foi Professor Titular de Imunologia na UNIFESP, tendo orientado 64 dissertaçoes de mestrado e de doutorado, e publicado 108 trabalhos em revistas nacionais e principalmente em revistas internacionais de alto impacto.
Foi Diretor Administrativo do Hospital Universitário e Diretor da Faculdade de Medicina da Unimar (Universidade de Marília) nos anos de 2001 a 2003.
Ele foi Presidente da ASBAI no biênio 2001-2002. Em 2006, como Médico e Advogado, escreveu o livro "Responsabilidade Ética, Civil e Penal do Médico".
A Câmara Municipal de Marília concedeu legítima homenagem, em agosto de 2012, ao Dr. Nelson, com o Título de Cidadao Mariliense. Em discurso da Câmara Municipal, foi reconhecido como sendo uma pessoa com retidao de caráter, sincero, trabalhador e gestor empreendedor.
Dr. Nelson apreciava um bom vinho, viajar pelo mundo e conhecer novas culturas. Falava fluentemente 8 idiomas e mantinha vida cultural ativa, viajando, participando de congressos ao lado de sua esposa, Fernanda de Figueiredo Lindhal.
Trata-se de um personagem plural, sólido, que exerceu funçoes de grande relevância pública, deixando em cada uma dessas etapas a marca de sua formidável inteligência e de seu singular dinamismo. E nao há homenagem maior à sua memória que o compromisso de trabalhar para que a nossa Sociedade continue melhorando a cada dia, sempre sob a chama do conhecimento científico e da ética profissional.
Nelson Mendes! Nao estará ele entre nós? Nao ouvirá o nosso chamado? Tao viva é sua lembrança! Temos a sensaçao de vê-lo! Custa-nos crer que ele aqui nao se encontre mais.
Para concluir, enfatizo que a sua vida foi uma liçao de cidadania, sendo profissional de alto gabarito e um exemplo para todos nós - e certamente há de iluminar e fecundar as geraçoes futuras. Que assim seja.
Muito obrigado.
Nelson Figueiredo Mendes (1942-2015)
Médico, Professor Titular de Imunologia, Presidente vitalício da ASBAI, advogado pertencente à OAB, viveu seus últimos 18 anos em Marília, numa casa confortável adornada com lembranças de viagens e obras de arte em companhia de sua esposa Fernanda de Figueiredo Lindhal, psicóloga clínica. Nelson seguiu o legado de seu pai, Ernesto Mendes, médico alergista pioneiro, respeitado por todos e apreciador das artes e viagens. Dr. Ataualpa Reis relembra e compartilha: "ele conseguiu um lugar para mim na Duke University em 1971 devido ao excelente nome que deixou lá e suas boas relaçoes com o professor Bernard Amos, que foi o grande nome da imunologia dos transplantes naquela década, e era o chefe de Departamento de Imunologia da Duke. O Nelson sempre procurou congregar os ex-alunos de pós-graduaçao da Duke University no Brasil, e eu sempre o respeitei muito pela sua excelência científica". O médico Nelson Mendes, nascido em Sao Paulo, mudou-se para Marília a fim de exercer funçoes nas instituiçoes da cidade, além de buscar uma vida mais tranquila no interior.