Errata
No BJAI volume 1, Nº 2, onde foram publicados os resumos dos trabalhos científicos do XL Congresso Brasileiro de Alergia e Imunopatologia, realizado em Belém/PA nos dias 30 de novembro a 03 de dezembro de 2013, nao constou o Pôster nº 182, de autoria de Pereira MU, Avila JB e Solé D. Publicamos a seguir a versao integral deste resumo.
PO182 - Prevalência de sintomas de rinite e distúrbios respiratórios do sono em crianças asmáticas do Programa Infantil de Prevençao de Asma (PIPA) Uruguaiana, RS
Marilyn Urrutia Pereira1; Jennifer B.G. Avila1; Dirceu Solé2
1. Programa PIPA, Uruguaiana, RS, Brasil
2. Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de Sao Paulo (UNIFESP), Sao Paulo, SP, Brasil
OBJETIVO: Determinar a prevalência de sintomas de rinite e distúrbios do sono em crianças asmáticas acompanhadas no programa PIPA (Programa Infantil de Prevençao de Asma).
MÉTODO: Estudo Transversal com 334 crianças (4-16 anos) matriculadas no projeto, cujos dados foram obtidos por entrevista aos pais/responsáveis, sendo utilizado o questionário escrito do International Study of Asthma and Allergies in Childhood, ISAAC (validado, módulo rinite) desde março de 2012 ate março de 2013.
RESULTADOS: As crianças média de idade 6 anos foram encaminhadas ao programa PIPA por pediatras ou médicos de atençao primária; 75% tiveram rinite alguma vez na vida; 68% rinite nos últimos 12 meses; 13,4% impedimento de realizar as atividades diárias; 7,1% frequentemente pararam de respirar durante o sono; 6,5% precisaram ser sacudidos para acordar; 21,2% tiveram respiraçao oral diurna; 18,5% sonolência diurna; 12,2% sonolência na escola; 18,5% sonolência assistindo TV; e 5% tiveram mau rendimento escolar.
CONCLUSAO: O acompanhamento das crianças pelo programa PIPA nos permite conhecer a real dimensao do impacto da rinite alérgica e os distúrbios respiratórios do sono nas crianças asmáticas atendidas no programa, permitindo a implantaçao de medidas preventivas destinadas a reduzir o impacto dessa doença na morbidade da asma.