Revista oficial da Associação
Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai
A busca para o autor ou co-autor encontrou: 1 resultado(s)
Evaluation of quality of sleep and quality of life in asthma
Deisiane Lima Araújo1,4; Cristina Salles1,2,6,7; Carolina Souza-Machado1,2,4,5; Adelmir Souza-Machado1,2,3,4
Braz J Allergy Immunol. 2014;2(3):107-111
Resumo PDF Português
OBJETIVO: Revisar a literatura sobre a relaçao entre asma noturna, qualidade de vida e qualidade do sono em pacientes asmáticos.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo de revisao com busca na base de dados Bireme e PUBMED, de artigos publicados em língua inglesa, portuguesa e espanhola. O estudo restringiu-se a artigos originais e de revisao, que avaliaram o tema em questao, publicados no período de 1988 a 2013.
RESULTADOS: Pacientes com asma apresentam frequentes alteraçoes do sono. As exacerbaçoes da asma geralmente ocorrem à noite, comprometendo a qualidade do sono e a qualidade de vida nos asmáticos. Estudos sugerem que pacientes com asma controlada podem apresentar alteraçoes do sono, tais como maior latência do sono, dificuldades de manter o sono, e vigília durante a noite, comprometendo a eficiência do sono. Indivíduos asmáticos apresentam sonolência excessiva diurna, déficit nas atividades diárias e na qualidade de vida.
CONCLUSAO: A qualidade do sono é afetada nos indivíduos com asma, o que pode explicar a sonolência diurna, déficit na saúde e na qualidade de vida. A ausência de controle e presença de sintomas noturnos está associada a pior índice de qualidade do sono e qualidade de vida. No entanto, pacientes asmáticos mesmo controlados relatam maior tempo de latência e vigília noturna. Essas alteraçoes do sono na asma podem estar associadas a outros fatores, como a presença de comorbidades e terapia medicamentosa.
Descritores: Asma, sono, qualidade de vida.