Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai

Número Atual:  Janeiro-Março 2018 - Volume 2  - Número 1


Artigo de Revisão

Impacto psicossocial e comportamental da alergia alimentar em crianças, adolescentes e seus familiares: uma revisão

Psychosocial and behavioral impact of food allergies on children, adolescents and their families: a review

Renata N. Gomes1; Daniela R. da Silva1; Glauce H.Yonamine2


1. Especialista em Nutriçao em Pediatria pelo Hospital das Clínicas da Universidade de Sao Paulo - Sao Paulo, SP, Brasil
2. Mestre em Ciências pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Sao Paulo - Sao Paulo, SP, Brasil


Endereço para correspondência:

Glauce Hiromi Yonamine
E-mail: glauce.yonamine@hc.fm.usp.br


Submetido em: 14/08/2017
Aceito em: 29/09/2017

Nao foram declarados conflitos de interesse associados à publicaçao deste artigo.

RESUMO

OBJETIVO: Analisar as evidências da literatura sobre a relaçao entre alergia alimentar infantil e o impacto psicossocial e comportamental em crianças, adolescentes e seus familiares.
MÉTODO: Realizou-se uma busca bibliográfica nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Center for Biotechnology Information (PubMed) e na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library On-line (SciELO), com foco em artigos publicados no período de 1995 a 2017, em português e/ou inglês. Os descritores utilizados foram: food allergy, children, anxiety, feeding disorderse quality of life.
RESULTADOS: A prevalência das doenças alérgicas tem aumentado nas últimas décadas, sobretudo entre as crianças, com impacto significativo sobre os aspectos da vida diária e qualidade de vida tanto da criança quanto da família. Ansiedade, faltas escolares e bullying têm maior incidência em crianças com alergia alimentar. Quanto aos cuidadores, há maior prevalência de estresse, depressao e isolamento por medo de exposiçao a alérgenos.
CONCLUSAO: É possível verificar uma relaçao entre alergias alimentares em crianças e uma piora da qualidade de vida. Ademais, as dificuldades alimentares advindas de alergias (motoras, neofobias e preferências alimentares) podem prejudicar o desenvolvimento e crescimento das crianças. É necessário o acompanhamento por equipe multiprofissional especializada e treinada, além de mais estudos que abordem novas estratégias e técnicas específicas para o tratamento desta populaçao.

Descritores: Hipersensibilidade alimentar, comportamento alimentar, transtornos de alimentaçao na infância, qualidade de vida.




INTRODUÇAO

Alergia alimentar é uma doença crônica na qual crianças alérgicas e seus cuidadores estao sob risco potencial de desenvolver ansiedade e estresse psicossocial consideráveis, fatores que comprometem sua qualidade de vida1. Transtornos relacionados à alimentaçao têm sido associados a uma variedade de condiçoes médicas, incluindo distúrbios gastrointestinais, doença pulmonar crônica, condiçoes cardíacas e doenças neuromusculares. Recentemente, além desses, as alergias alimentares vêm sendo reconhecidas como condiçao associada ao surgimento de transtornos; no entanto, ainda se encontram poucos estudos publicados sobre este tema2.

As alergias caracterizam-se por um aumento na capacidade de os linfócitos B sintetizarem a imunoglobulina (IgE) contra antígenos que acessam o organismo via inalaçao, ingestao ou penetraçao pela pele3. A incidência da alergia alimentar é maior nos primeiros 6 meses de vida, e afeta especialmente lactentes que receberam aleitamento materno por um período de tempo muito curto, ou, entao, aqueles que se viram totalmente privados da amamentaçao natural. Em um estudo prospectivo com 480 recémnascidos nos Estados Unidos, reaçoes adversas foram relatadas pelos pais em 28% dos lactentes, entretanto, esses relatos só foram confirmados por teste de provocaçao oral em apenas um terço dos casos suspeitos, ou seja, 8% do total do grupo avaliado4.

Nas últimas décadas, observou-se um aumento de doenças alérgicas desencadeadas por alimentos em crianças e jovens - estima-se que afeta de 6 a 8% dos lactentes jovens e 1,5 a 2% da populaçao adulta -, o que tem contribuído negativamente para a qualidade de vida da populaçao, tornando-se um problema de saúde em todo mundo5,6.

Aprender a comer é uma experiência altamente integrada e dinâmica, que pode ser perturbada por desconforto, resultando em práticas e comportamentos adaptativos de alimentaçao. Nesse sentido, crianças com alergia alimentar podem apresentar comportamentos tais como recusa de alimentos, irregularidades nos horários das refeiçoes e limitaçao de volume em um esforço para evitar a dor, desconforto ou ansiedade. Tais reaçoes podem ser decorrentes de experiências prévias relacionadas à alimentaçao, como os sintomas agudos de alergias alimentares (anafilaxia, vômitos e dor abdominal) ou crônicos (inflamaçao esofágica ou eczema), podendo, nos dois casos, haver prejuízo do estado nutricional2.

Embora ainda haja poucos estudos sobre este assunto, observaçoes clínicas revelam que crianças alérgicas a alimentos podem apresentar dificuldades alimentares e psicossociais que têm um impacto negativo no crescimento, desenvolvimento e dinâmica das refeiçoes. Muitas crianças nao necessitarao de nenhuma intervençao adicional além de dietas de eliminaçao adequada; no entanto, um subconjunto de crianças exige o apoio de uma equipe multidisciplinar para gerenciar a persistência de sintomas associados que impactam a alimentaçao2.

Desta forma, é de extrema importância que profissionais de saúde envolvidos nos cuidados a crianças ou adolescentes com alergia alimentar estejam atentos para reconhecer sinais de prováveis dificuldades alimentares e alteraçoes de comportamento que possam prejudicar a qualidade de vida. Este trabalho visa realizar um levantamento da literatura sobre as relaçoes entre alergia alimentar e o impacto psicossocial e comportamental em crianças, adolescentes e seus familiares, para auxiliar profissionais no atendimento destes casos, que podem ser de alta complexidade.

 

MÉTODO

Trata-se de uma pesquisa realizada por meio de revisao bibliográfica de literatura. Realizou-se uma busca bibliográfica nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Center for Biotechnology Information (PubMed) e na biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library On-line (SciELO), de artigos publicados no período de 1995 a 2017, em português e/ou inglês.

Os descritores utilizados foram: food allergy, children, anxiety, feeding disorders e quality of life.

 

ALTERAÇOES COMPORTAMENTAIS NA CRIANÇA ALÉRGICA

A prevalência das doenças alérgicas tem aumentado nas últimas décadas, mas em taxas diferentes, em várias áreas do mundo, sobretudo entre as crianças. Embora a morbidade seja baixa e a mortalidade extremamente rara, o impacto é significativo sobre os aspectos da vida diária e qualidade de vida, podendo gerar ansiedade e depressao tanto da criança, quanto da família. Desta forma, o interesse médico passou de terciário ou secundário à prevençao primária dessas doenças crônicas no início da vida.

Mudanças comportamentais e dificuldades alimentares sao realidades frequentes em crianças alérgicas7. Avery et al.8, ao compararem a qualidade de vida entre crianças diabéticas e com alergia, mostraram que os últimos apresentaram mais receio a eventos adversos, além de maior ansiedade em relaçao à alimentaçao do que os diabéticos. Calsbeek et al.9, em seu estudo com adolescentes, verificaram maior porcentagem de faltas escolares no grupo de crianças alérgicas, quando comparado ao controle. Em 2008, Ostblom et al.10mostraram que crianças alérgicas possuíam menor autoestima e coesao familiar.

Uma criança com alergia alimentar pode sofrer isolamento de seus colegas durante situaçoes sociais, o que pode gerar um estresse social e torná-las mais suscetíveis ao assédio moral (bullying) e seus efeitos psicológicos. Em um estudo recente desenvolvido por Lieberman e cols.12, analisou-se a ocorrência de bullyingem crianças alérgicas por meio de um questionário aplicado aos pais e crianças alérgicas. Das 353 respostas, 24% relataram sofrer consequências diretamente por causa da alergia alimentar e, destes, a maioria (86%) já vivenciara vários episódios de bullying, sendo a maioria das vezes (82%) dentro da própria sala de aula. Ainda, 57% admitiram ter sido vítimas de assédio físico, incluindo propositalmente serem tocadas com um alimento ao qual sao alérgicas. Além disso, os entrevistados citaram sentimentos de tristeza, depressao, vergonha e humilhaçao por causa de bullying, e 42,3% destes sentiam que a criança alérgica seria assediada novamente no futuro.

 

IMPACTO NO COTIDIANO FAMILIAR

Uma vez que os pais sao responsáveis por garantir as necessidades para o desenvolvimento normal da criança, tais como a promoçao de hábitos alimentares saudáveis, habilidades sociais e autonomia, encontrar um equilíbrio entre segurança na alimentaçao, controle e envolvimento nas tarefas do desenvolvimento normais pode ser um desafio para essas famílias.

Estudos anteriores mostraram que maes de crianças com problemas de alimentaçao têm níveis mais elevados de depressao e ansiedade; sofrimento emocional e menores habilidades de resoluçao de problemas. Abdurrahman et al. também observaram que em um grupo de 99 maes, o fator mais comum associado com dificuldades alimentares dos filhos foi baixa autoestima e sentimentos de isolamento social11.

Em 2007, Gillespie et al.1 buscaram entender a experiência de maes criando crianças em risco de anafilaxia. O sentimento de "viver com risco" era predominante, e, uma vez que entendiam os riscos, elas descreveram uma emergente sensaçao de "vivendo com medo", incluindo medo do risco de morte após o diagnóstico, e, também, quanto ao futuro da criança.

Segundo Haas2, cuidadores podem limitar a exposiçao da criança em rotinas sociais típicas que envolvem a alimentaçao devido a preocupaçoes em relaçao à exposiçao acidental a substâncias alergênicas. Esta prática, embora compreensível, também limita as oportunidades para aprender sobre comer e praticar as habilidades do desenvolvimento associadas.

Em um estudo com pais de crianças com alergias alimentares diagnosticadas há menos de um ano, a maioria informou evitar restaurantes, cerca de metade restringia a atividades sociais e/ou viagens de seus filhos com outras crianças, e, também, afirmaram reduzir suas horas de trabalho em funçao da preparaçao de refeiçoes para a família11.

Em 2010, Cummings et al.12observaram em seu estudo que, embora a maioria de crianças com alergia alimentar compartilhe refeiçoes com a família ou colegas, cerca de um sexto dos entrevistados consumia suas refeiçoes separadamente de outros membros da família e/ou nao comparecia a cantinas escolares para minimizar o risco de contato cruzado, o que, obviamente, pode ter um impacto na vida social. Isso acontece, sobretudo, em ocasioes sociais envolvendo alimentos: mais de um quarto dos participantes afirmou que participam de festas raramente ou nunca. Paralelamente, observou-se que o aumento do número de alimentos excluídos nas dietas estava relacionado a uma menor participaçao em eventos sociais. Este resultado é compatível com dados de literatura relatando uma perturbaçao significativa em eventos sociais da família: muitos pais preferem reduzir riscos e preocupaçoes induzidos por eventos sociais, optando por evitá-los. Em 2006, Bollinger et al.13, estudando o impacto das alergias alimentares sobre as atividades diárias de crianças alérgicas, constataram efeitos negativos no cotidiano familiar, por exemplo, quanto à preparaçao da refeiçao e às atividades sociais da família. Ademais, observou um grande número de pais que proibiam o comparecimento de seus filhos em festas e viagens escolares.

Familiares de crianças com alergias alimentares vivenciam mais dificuldades alimentares do que os cuidadores de crianças sem alergia, uma vez que existe medo e ansiedade em experimentar novos alimentos, ou ingerir alimentos previamente introduzidos que sejam semelhantes ao alergênico. Para evitar restriçoes desnecessárias, um diagnóstico preciso e acompanhamento adequado sao essenciais14.

Sabe-se que a eficácia de qualquer programa de tratamento - sejam sessoes individuais intensivas, grupos de atendimento ou um programa monitorado em casa - é dependente do compromisso e envolvimento dos cuidadores. Ainda há poucos estudos com estratégias e intervençoes validadas para o tratamento de crianças e de seus cuidadores; no entanto, um trabalho demonstrou que pais que participaram de workshops em grupo relataram melhora da aceitaçao alimentar pelas crianças e o "peso" de conviver com a alergia alimentar diminuído15. Em outro estudo, pesquisadores forneceram materiais educativos e três ligaçoes de enfermeiras para pais de crianças alérgicas. Após três meses, eles relataram menor ansiedade e frustraçao, apesar de nao terem observado melhora dos sintomas da alergia alimentar nas crianças16. Um terceiro estudo investigou a eficácia de programa de acampamento para crianças com alergia alimentar e constatou melhora da qualidade de vida e da relaçao social ao final da intervençao17.

 

DIFICULDADES ALIMENTARES

Crianças adquirem habilidades de alimentaçao através de observaçao e prática, associadas a escolhas alimentares e ambientes apropriados. Interrupçoes neste processo, seja por desconforto agudo ou crônico, doença ou estresse ambiental, podem prejudicar a aquisiçao de hábitos alimentares, a motivaçao e a aceitaçao por parte da criança, causando frustraçao e ansiedade. Além disso, o desconforto associado à hora de se alimentar pode nao apenas ensinar uma criança a evitar refeiçoes, mas também os ambientes e utensílios associados, tais como colheres e copos - se a criança vivencia uma reaçao alérgica na introduçao da alimentaçao com colher, pode entao recusar este utensílio mesmo quando alimentos alergênicos sao identificados e removidos da dieta. Ao longo do tempo, devido à falta de experiência secundária à recusa, esta criança pode nao desenvolver um padrao motor oral adequado à sua idade cronológica2.

Sabe-se que a exclusao dietética de alimentos ou grupos de alimentos no início da vida, em combinaçao com sintomas adversos, pode causar mudanças no comportamento alimentar e preferências, conforme demonstraram Maslin et al.18, ao evidenciar que crianças alérgicas que faziam dietas de exclusao apresentavam mais lentidao para comer e "comportamento evitativo". Estudos anteriores demonstram que a utilizaçao de fórmulas de soja durante os primeiros meses de vida pode alterar as preferências alimentares, gerando preferência por sabor azedo e amargo, como confirmaram Menella e Beauchamp, ao comparar a aceitaçao de um suco de maça com sabores amargo e normal: 48% de crianças com alergia preferiram o sabor amargo, enquanto 81% das crianças sem alergia preferiram o sabor normal19. Em outro estudo, Maslin et al. constataram que crianças alérgicas à proteína do leite de vaca apresentavam uma menor ingestao de ovos, carnes e doces, concomitante com uma maior ingestao de comidas e papas prontas para consumo. Além disso, nao foi observado maior consumo de alimentos como frutas, vegetais e/ou outros carboidratos para compensar todas as restriçoes, o que pode aumentar o risco de se desenvolverem deficiências nutricionais20.

Diversos estudos têm demonstrado diferenças na ingestao calórica e, consequentemente, no crescimento de crianças que fazem dietas de exclusao. Em um estudo brasileiro, crianças que faziam dieta de exclusao de leite de vaca tinham uma altura e peso para idade menor ou igual a -2 desvios padrao em 23% e 15%, respectivamente21. Em outro trabalho que envolveu 97 crianças alérgicas de 13 clínicas diferentes no Reino Unido, foi demonstrado que a altura e o peso para a idade foram menores ou iguais a -2 z-score em 11% e 8,5% dos casos, respectivamente. O estudo também mostrou que pacientes que eliminavam três ou mais alimentos apresentavam maior risco para baixo peso para a idade22.

Em outro estudo da França, realizado em 2011, Flammarion et al.23concluíram que a eliminaçao de três ou mais alimentos da dieta estava relacionada ao menor ganho de peso, em comparaçao com crianças que eliminavam menos alimentos, o que corrobora com os resultados encontrados em um estudo coreano, no qual quanto mais alimentos evitados pelas crianças, menores eram os z-scores de peso e altura para a idade24. No entanto, no trabalho de Berry et al.25, os achados nao mostraram nenhum impacto na altura ou peso das crianças de acordo com o número de alimentos evitados. Os autores explicam que o fato de haver um acompanhamento frequente com profissional especializado em alergias alimentares, ao contrário dos demais estudos, impactou positivamente na ingestao calórica e aderência à dieta, de forma que deficiências nutricionais pudessem ser identificadas, e os ajustes necessários fossem feitos. Em outro trabalho de 2015, Berry et al.25mostraram que, quando estiveram sob acompanhamento nutricional frequente, a qualidade nutricional e número de alimentos restringidos em uma dieta de eliminaçao nao necessariamente afetou o crescimento das crianças alérgicas.

Em se tratando crianças muito jovens, que sao incapazes de verbalizar sua ansiedade, os choros, as birras e a recusa alimentar podem levar pais e/ou cuidadores a nao oferecer alimentos específicos às crianças por nao ter certeza se o comportamento da criança é devido a uma reaçao alérgica ou seletividade geral de alimentos7. A complicaçao adicional desta questao é que as dietas de eliminaçao podem afetaro crescimento global e a nutriçao das crianças, além de resultar em uma alimentaçao monótona, como confirma um estudo italiano que envolveu crianças alérgicas entre 0 e 16 anos, no qual a maioria dos participantes confirmou ter uma monotonia alimentar. Quando questionado sobre causas da dieta repetitiva, as respostas foram a proibiçao excessiva, baixa curiosidade sobre comida, pouca oferta de produtos seguros pela indústria de alimentos, e dificuldades em adaptar receitas tradicionais26.

O acompanhamento nutricional pode ser otimizado através de uma relaçao contínua entre os familiares, pediatras, nutricionistas, enfermeiras, alergistas e, sempre que possível, psicólogo, ou seja, a abordagem multidisciplinar é a forma mais bem-sucedida para garantir o crescimento e saúde das crianças alérgicas, e para ajudar os membros da família a lidar com os desafios diários em que estao envolvidos. Educar os cuidadores quanto a estratégias nutricionais e sua aplicaçao prática deve ser um componente integral de qualquer tipo de programa de tratamento. Nesse contexto, devem ser consideradas as necessidades específicas de cada criança: em alguns casos, esta pode ter uma dieta extremamente limitada ou elementar, que reduz a variedade e a possibilidade de desenvolvimento de habilidades; apesar disso, a exposiçao a novos utensílios e refeiçoes com todos os membros da família devem ser incentivadas para construir uma base para possível expansao de dieta no futuro2.

Também é de extrema importância que as estratégias de educaçao nutricional englobem a comunidade como um todo, incluindo escola e amigos, para que consigam entender a necessidade constante de vigilância, com potencial necessidade de tratamento de emergência, contribuindo, ao mesmo tempo, para a manutençao uma vida social normal. Treinamentos específicos a escolas podem ajudar a reduzir a ansiedade dos pais, e a rotulagem adequada e segura dos alimentos é imprescindível para evitar a frustraçao e confusao dos consumidores.

 

CONCLUSAO

É possível verificar uma relaçao entre alergias alimentares em crianças e uma piora da qualidade de vida, tanto dessas, quanto de seus pais e/ou cuidadores. Ansiedade, faltas escolares, bullyinge outras desordens psicossociais têm maior incidência em crianças com alergia alimentar. Quanto aos cuidadores, observou-se maior prevalência de estresse, depressao e isolamento - deles e das crianças - de eventos sociais por medo de exposiçao a alérgenos. Ademais, as dificuldades alimentares advindas de alergias (motoras, neofobias e preferências alimentares) podem prejudicar o desenvolvimento e crescimento das crianças. Embora o tratamento de muitas crianças seja apenas a dieta de exclusao, observa-se que muitas delas necessitam de acompanhamento por equipe multiprofissional especializada e treinada, de forma que sejam reconhecidos sinais precoces, e tao logo iniciado o tratamento para prevenir complicaçoes e a piora da qualidade de vida. Além disso, mais estudos também sao necessários para que sejam aplicadas e testadas novas estratégias e técnicas específicas para o tratamento desta populaçao.

 

REFERENCIAS

1. Gillespie CA, Woodgate RL, Chalmers KI, Watson WT. "Living with risk": mothering a child with food-induced anaphylaxis. J Pediatr Nurs. 2007;22(1):30-42.

2. Haas AM. Feeding disorders in food allergic children. Curr Allergy Asthma Rep. 2010;10(4):258-64.

3. Moreira LF. Estudo dos componentes nutricionais e imunológicos na perda de peso em camundongos com alergia alimentar.Dissertaçao (Mestrado em Patologia Geral) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte; 2006.

4. Pereira AC, Moura SM, Constant PB. Alergia alimentar: sistema imunológico e principais alimentos envolvidos. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde. 2008;29(2):189-200.

5. Ferreira CT, Seidman E. Alergia alimentar: atualizaçao prática do ponto de vista gastroenterológico. J Pediatr (Rio J). 2007;83(1):7-20.

6. Lopes C, Ravasqueira A, Silva I, Caiado J, Duarte F, Didenko I, et al.Allergy, from diagnosis to treatment.Rev Port Imunoalergologia. 2006;14(4):355-64.

7. Herbert LJ, Mehta P, Sharma H.Mealtime behavior among parents and their young children with food allergy. Ann Allergy Asthma Immunol. 2017;118(3):345-50.

8. Avery NJ, King RM, Knight S, Hourihane JO.Assessment of quality of life in children with peanut allergy. Pediatr Allergy Immunol. 2003;14(5):378-82.

9. Calsbeek H, Rijken M, Bekkers MJ, Kerssens JJ, Dekker J, van Berge Henegouwen GP. Social position of adolescents with chronic digestive disorders. Eur J Gastroenterol Hepatol. 2002;14(5):543-9.

10. Ostblom E, Egmar AC, Gardulf A, Lilja G, Wickman M.The impact of food hypersensitivity reported in 9-year-old children by their parents on health-related quality of life. Allergy. 2008;63(2):211-8.

11. Abdurrahman ZB, Kastner M, Wurman C, Harada L, Bantock L, Cruickshank H, et al. Experiencing a first food allergic reaction: a survey of parent and caregiver perspectives. Allergy Asthma Clin Immunol. 2013;9(1):18.

12. CummingsAJ,KnibbRC,KingRM,LucasJS.Thepsychosocialimpact of food allergy and food hypersensitivity in children, adolescents and their families: a review. Allergy. 2010;65(8):933-45.

13. Bollinger ME, Dahlquist LM, Mudd K, Sonntag C, Dillinger L, McKenna K. The impact of food allergy on the daily activities of children and their families. Ann Allergy Asthma Immunol. 2006;96(3):415-21.

14. Eigenmann PA, Caubet JC, Zamora SA.Continuing food-avoidance diets after negative food challenges. Pediatr Allergy Immunol. 2006;17(8):601-5.

15. LeBovidge JS, Timmons K, Rich C, Rosenstock A, Fowler K, Strauch H, et al. Evaluation of a group intervention for children with food allergy and their parents. Ann Allergy Asthma Immunol. 2008;101(2):160-5.

16. Baptist AP, Dever SI, Greenhawt MJ, Polmear-Swendris N, McMorris MS, Clark NM.A self-regulation intervention can improve quality of life for families with food allergy. J Allergy Clin Immunol. 2012;130(1):263-5.e6.

17. Knibb RC, Hourihane JO. The psychosocial impact of an activity holiday for young children with severe food allergy: a longitudinal study. Pediatr Allergy Immunol. 2013;24(4):368-75.

18. Maslin K, Grundy J, Glasbey G, Dean T, Arshad SH, Grimshaw K, et al. Cows' milk exclusion diet during infancy: Is there a long-term effect on children's eating behaviour and food preferences? Pediatr Allergy Immunol. 2016;27(2):141-6.

19. Mennella JA, Beauchamp GK. Flavor experiences during formula feeding are related to preferences during childhood. Early Hum Dev. 2002;68(2):71-82.

20. Maslin K, Dean T, Arshad SH, Venter C. Dietary variety and food group consumption in children consuming a cows' milk exclusion diet. Pediatr Allergy Immunol. 2016;27(5):471-7.

21. Vieira MC, Morais MB, Spolidoro JV, Toporovski MS, Cardoso AL, Araujo GT, et al. A survey on clinical presentation and nutritional status of infants with suspected cow' milk allergy. BMC Pediatr. 2010;10:25.

22. Meyer R, De Koker C, Dziubak R, Venter C, Dominguez-Ortega G, Cutts R, et al. Malnutrition in children with food allergies in the UK. J Hum Nutr Diet. 2014;27(3):227-35.

23. Flammarion S, Santos C, Guimber D, Jouannic L, Thumerelle C, Gottrand F, et al. Diet and nutritional status of children with food allergies. Pediatr Allergy Immunol. 2011;22(2):161-5.

24. Cho HN, Hong S, Lee SH, Yum HY. Nutritional status according to sensitized food allergens in children with atopic dermatitis. Allergy Asthma Immunol Res. 2011;3(1):53-7.

25. Berry MJ, Adams J, Voutilainen H, Feustel PJ, Celestin J, Järvinen KM. Impact of elimination diets on growth and nutritional status in children with multiple food allergies. Pediatr Allergy Immunol. 2015;26(2):133-8.

26. Polloni L, Toniolo A, Lazzarotto F, Baldi I, Foltran F, Gregori D, et al. Nutritional behavior and attitudes in food allergic children and their mothers. Clin Transl Allergy. 2013;3(1):41.

2024 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Rua Domingos de Morais, 2187 - 3° andar - Salas 315-317 - Vila Mariana - CEP 04035-000 - São Paulo, SP - Brasil - Fone: (11) 5575.6888

GN1 - Sistemas e Publicações