Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai

Número Atual:  Setembro-Outubro 2014 - Volume 2  - Número 5


Editorial

Vitória da Alergia e Imunologia no Brasil: por mais conhecimento e melhor prática entre nossos especialistas

Victory of Allergy and Immunology in Brazil: for more knowledge and best practice among our specialists

L. Karla Arruda1; Faradiba Saquis Serpa2; José Carlos Perini3


1. MD, PhD. Diretora Científica da ASBAI. Editora-Chefe do BJAI
2. MD, MSc. Presidente do XLII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2015
3. MD. Presidente da ASBAI


Endereço para correspondência:

Luisa Karla Arruda
karla@fmrp.usp.br




Marco anual importante, o Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia organizado pela ASBAI terá a cidade de Vitória, uma das três ilhas-capitais do país, como sede do nosso Congresso. Cidade especial por sua beleza natural, praias, portos, proximidade de montanhas, e particularmente por seus ótimos índices de desenvolvimento humano, Vitória será ambiente propício para que aconteça muita informação científica e clínica durante os quatro dias de Congresso, de 3 a 6 de outubro de 2015. A Comissão Científica organizou um programa de excelência, que foi construído a partir de valiosas sugestões dos Grupos de Assessoria Científicos e Técnicos da ASBAI, e da Diretoria e membros das Regionais da ASBAI.

Durante o Congresso teremos novamente as Sessões Plenárias para o grupo como um todo, em que palestrantes de excelência nacionais e internacionais discutirão temas da maior relevância em nossa especialidade. Teremos as tradicionais sessões de Prós e Contras, com debate acalorado; os Simpósios, com oportunidade para opção entre diferentes temas de Alergia e Imunologia; e os Simpósios Satélites, com o apoio da indústria farmacêutica. Uma novidade para este ano são os Cursos Práticos, pedido constante dos nossos associados. Grupos menores de participantes terão a oportunidade de compartilhar os saberes e a experiência de alergistas líderes em nosso país, através de ensinamento de testes diagnósticos, procedimentos para diagnóstico e tratamento, protocolos e orientações de várias naturezas, em ambiente informal, com possibilidade de esclarecimentos de dúvidas e treinamento para melhorar a prática diária da especialidade.

Ênfase será dada à apresentação de trabalhos originais de grupos de pesquisa experimental e clínica em nosso país. Tivemos 186 trabalhos aceitos para apresentação no Congresso, e os resumos destes trabalhos estão apresentados neste volume especial do BJAI. Dentre estes, 36 trabalhos foram selecionados para apresentação oral, pela elevada qualidade e excelente conteúdo. Renovamos o convite para que vocês submetam seus trabalhos como Artigos Originais, Artigos de Revisão, Relatos de Casos, Cartas ao Editor ou Artigos Especiais para o BJAI. Será uma honra poder publicar esses artigos para compartilhar suas experiências e investigações com colegas da especialidade em nosso país e afora.

Desejamos profundamente que o Congresso de Alergia e Imunologia da ASBAI seja mais uma vez uma experiência muito proveitosa do ponto de vista profissional, e que propicie oportunidades únicas de contato mais próximo com Alergistas e Imunologistas do Brasil e do Exterior, encontros prazerosos e compartilhamento de experiências, dentro de um cenário especial que é a cidade de Vitória.

Grande abraço a todos!

2024 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Rua Domingos de Morais, 2187 - 3° andar - Salas 315-317 - Vila Mariana - CEP 04035-000 - São Paulo, SP - Brasil - Fone: (11) 5575.6888

GN1 - Sistemas e Publicações