Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai

Número Atual:  Março-Abril 2013 - Volume 1  - Número 2


Nota do Editor

Profª Ruby Pawankar é a nova editora associada internacional do BJAI: estreitando vínculo ASBAI-WAO

Prof. Ruby Pawankar new International Associate Editor for BJAI: strengthening bonds between ASBAI and WAO

L. Karla Arruda


MD, PhD. Editora-Chefe do BJAI


Endereço para correspondência:

Luisa Karla Arruda
karla@fmrp.usp.br




É com grande honra que anuncio que a Dra. Ruby Pawankar passa a integrar o grupo de Editores Associados Internacionais do Brazilian Journal of Allergy and Immunology - BJAI, juntamente com os Drs. Tari Haahtela e Fátima Ferreira-Briza.

A Dra. Ruby Pawankar é atualmente a Presidente da World Allergy Organization (WAO), e recentemente liderou a organizaçao de dois congressos de grande importância mundial, o WAO International Scientific Congress - WISC 2012, realizado em Hyderabad, India, e o Congresso da WAO 2013, realizado em conjunto com o Congresso da Academia Europeia de Alergologia e Imunologia Clínica - EAACI, que aconteceu em Milao, Itália, dentre muitos outros. Além disso, a Dra. Ruby Pawankar está à frente da organizaçao do WISC 2014, que para nosso privilégio, será realizado na cidade do Rio de Janeiro. Desde já convido a todos para participarem deste evento que se realizará no período de 6 a 9 de dezembro de 2014 e será um marco para a Alergia e Imunologia no Brasil!

Fundada em 1951, a WAO é uma organizaçao internacional que congrega 92 sociedades nacionais e regionais de Alergia e Imunologia Clínica de todo o mundo, incluindo a nossa ASBAI. A WAO provê orientaçao e suporte ativo para as sociedades-membro, com a missao de construir uma aliança global entre as Sociedades de Alergia para avançar com a excelência em cuidado a pacientes, pesquisa, educaçao e treinamento em Alergia. Para nosso orgulho, o Dr. Nelson Rosário Filho, Diretor de Assuntos Internacionais da ASBAI, é membro atual do Board of Directors da WAO. Este vínculo estreito da ASBAI com a WAO nos fortalece muito como sociedade e nos traz perspectivas de colaboraçoes efetivas.

Um exemplo recente e concreto desta parceria foi o apoio da WAO para a realizaçao de um simpósio especial durante nosso Congresso da ASBAI 2013. Seremos privilegiados por ter a participaçao dos Drs. Ruby Pawankar, Lanny Rosenwasser (Presidente-eleito da WAO) e Nelson Rosário (membro do Board of Directors da WAO) no Simpósio WAO, o que dará um brilho especial e grande contribuiçao científica ao nosso evento. Neste simpósio serao discutidos assuntos da maior relevância, como doença das vias aéreas superiores e microbioma, adipocinas e inflamaçao atópica, e o Consenso Internacional de Urticária.

O espaço que disponho aqui é muito limitado para conter todas as atividades e conquistas da Dra. Ruby Pawankar. Nascida em Kerala, estado da regiao sudoeste da India, a Dra. Ruby Pawankar fez sua Faculdade de Medicina em uma das melhores escolas da India, a Armed Force Medical College, em Pune, e completou sua Residência no BJ Medical College, nesta mesma cidade. Em 1991, mudou-se para o Japao, onde realizou seu Doutorado e treinamento em Alergia e Imunologia na Nippon Medical School e Juntendo University School of Medicine, em Tóquio, tornando-se residente permanente daquele país por 22 anos. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Pediatria da Nippon Medical School, em Tóquio.

A Dra. Ruby Pawankar é uma Alergista/Imunologista de excelência mundial, líder em nossa Especialidade. Suas atividades de pesquisa e educacionais têm sido fortemente translacionais, incluindo epidemiologia, economia em saúde, comorbidades, qualidade de vida, alergia grave, imunoterapia, e aderência ao tratamento. Seu trabalho tem foco em identificar soluçoes para as necessidades nao atendidas em aspectos da alergia e asma, que hoje sao grande problema de saúde pública global. Em particular, o trabalho da Dra. Ruby Pawankar é voltado para aumentar os recursos para pesquisa, melhorar o cuidado a pacientes, melhorar o acesso de pacientes aos cuidados de saúde, e desenvolver e priorizar estratégias de prevençao. Seu trabalho tem sido reconhecido através de muitos prêmios, destacando-se o International Award of Japanese Association of University Women; o Pravasi Bharatiya Samman Award, que é a mais elevada honraria dada a indianos que vivem fora da India, conferido pessoalmente pelo Presidente da India pelas contribuiçoes excepcionais da Dra. Ruby Pawankar para a Medicina; e a mais recente conquista, que foi ser designada como Fellow of the Royal College of Physicians na Inglaterra, em julho de 2013.

Médica-cientista, a Dra. Ruby Pawankar demonstra entusiasmo extraordinário, dedicaçao extrema, comprometimento e energia incansáveis, devotada ao avanço da especialidade de Alergia e Imunologia em todo o mundo. É uma honra muito grande termos a Dra. Ruby Pawankar em nosso Congresso e espero que todos os participantes tenham a oportunidade de conhecê-la mais de perto. É também um privilégio ter a Dra. Ruby Pawankar como Editora Associada Internacional do BJAI, o que vai contribuir muito para a excelência científica e clínica da nossa Revista.

 


Prof. Ruby Pawankar, MD, PhD, FRCP, FAAAAI

 

 


Drs. Karla Arruda, Stanley Fineman, Ruby Pawankar, Adnan Custovic e Ronald Dahl, durante o Congresso da Academia Indiana de Alergia IAACON 2013, realizado em Goa, India, de 27 a 29 de setembro de 2013

2024 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Rua Domingos de Morais, 2187 - 3° andar - Salas 315-317 - Vila Mariana - CEP 04035-000 - São Paulo, SP - Brasil - Fone: (11) 5575.6888

GN1 - Sistemas e Publicações