Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai

Número Atual:  Outubro-Dezembro 2020 - Volume 4  - Número 4


Editorial

ASBAI gestão 2019/2020: sentimento de dever cumprido

ASBAI 2019/2020 term: a sense of accomplishment

Flavio Sano


DOI: 10.5935/2526-5393.20200059

Presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia - ASBAI




Prezados amigos associados da ASBAI,

Estamos encerrando a gestão de 2019-2020. Como presidente, venho aqui agradecer o apoio, incentivo, participação e colaboração de todos vocês.

Devo confessar que eu me sentia preparado para fazer uma gestão em alto nível, devido à experiência adquirida ao longo de doze anos como diretor da nacional. Entretanto, dois fatos vieram desafiar o bom andamento da gestão. A primeira de cunho pessoal, com a perda da minha esposa Beatriz Tavares Costa Carvalho, conhecida de muitos e de todos que trabalham com imunodeficiências.

O segundo desafio foi a pandemia de COVID-19 que assolou o mundo e fez com que nós alergistas/imunologistas nos posicionássemos diante de um problema que permeava as doenças com que trabalhamos no dia a dia. Fizemos diversos posicionamentos que nos auxiliaram a lidar com estas doenças e orientamos a sociedade em geral frente a esta nova realidade.

Mesmo diante destas dificuldades, a diretoria e os departamentos científicos da ASBAI trabalharam arduamente para entregar aos associados e à sociedade, o que havia de mais atual cientificamente e que fosse importante e útil aos pacientes.

Criamos e atualizamos diversos documentos científicos e guias para a reciclagem e atualização dos nossos especialistas. Também realizamos diversos cursos presenciais e online de formação, capacitação e atualização sobre diversos assuntos de nossa especialidade; e o ensino a distância através da Universidade ASBAI democratizou as chances de novos conhecimentos a todos os associados.

A nossa revista científica conseguiu ganhar conteúdo e regularidade, o que propiciou pleitear a indexação no LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e também se tornou revista oficial da Sociedade Latino-americana de Alergia e Imunologia.

O Congresso Brasileiro de 2019 foi muito prestigiado, elogiado e ainda ganhou o prêmio de Melhor Congresso de Medicina, com 1.000 a 2.000 participantes fornecido pelo portal DocTalks. Em 2020, o desafio a ser vencido em relação ao Congresso foi realizá-lo remotamente, e também tivemos sucesso, batendo o recorde de mais de 2.500 inscritos.

Ainda realizamos duas versões do Simpósio Internacional de Alergia Alimentar Girassol, uma presencial em 2019, e outra online em 2020. Ambas superaram a marca de 450 inscritos, e os elogios quanto à qualidade científica foram a tônica.

A especialidade Alergia e Imunologia ganhou grande projeção devido à eficiência do departamento de comunicações, assessoria de imprensa e mídias digitais. Conseguimos uma grande visibilidade nacional por meio de entrevistas na imprensa escrita, em emissoras de rádio e TV, e no mundo digital.

Especialmente para os associados, o boletim mensal trouxe informações sobre assuntos relevantes do cotidiano da especialidade e também destacou artigos científicos da comunidade científica nacional e internacional.

Participamos da atualização do PCDT de Asma, primeira participação da ASBAI no Comitê Assessor da CONITEC. Realizamos junto à ANS, solicitações de inclusão, defesa e participação na consulta pública de novas tecnologias para o tratamento da asma grave, urticária crônica espontânea, testes cutâneos e de provocações com alimentos e medicações, triagem neonatal para imunodeficiências primárias e utilização de imunoglobulina subcutânea nas mesmas.

Na área de ética e defesa profissional, além de assessorarmos os associados rotineiramente em sua prática clínica, também conseguimos incorporar novos procedimentos referentes à prática da especialidade e melhorar o porte das já existentes junto à CBHPM-AMB.

Por motivos alheios à nossa vontade e por negligência dos órgãos representativos responsáveis, não conseguimos realizar a prova de Título de Especialista em 2020. Entretanto, a mesma será realizada com muita certeza, ainda no primeiro semestre de 2021.

Com tantas atividades e pelas receitas realizadas pelo advento de novos associados, cursos, congresso brasileiro e Universidade ASBAI, pudemos aumentar consideravelmente a geração de caixa anual da ASBAI.

Desta forma, termino a minha gestão com a sensação de dever cumprido em defender e elevar o nome da nossa Associação e de nossa especialidade.

Tudo isso só foi possível através do esforço, trabalho e dedicação de todos os diretores da nacional, das diretorias regionais, dos departamentos científicos e técnicos, assessoria de comunicação (site, assessoria de imprensa, mídias sociais e universidade ASBAI) e aos colaboradores do dia a dia na sede da ASBAI.

E para finalizar, agradeço a confiança depositada por todos em minha pessoa e também pela oportunidade e a honra de ter presidido a ASBAI.

2024 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Rua Domingos de Morais, 2187 - 3° andar - Salas 315-317 - Vila Mariana - CEP 04035-000 - São Paulo, SP - Brasil - Fone: (11) 5575.6888

GN1 - Sistemas e Publicações