Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai

Número Atual:  Abril-Junho 2020 - Volume 4  - Número 2


Editorial

Conhecendo melhor a SLaai

Learning more about SLaai

João Negreiros Tebyriçá


DOI: 10.5935/2526-5393.20200020

Presidente da Sociedade Latino-Americana de Alergia, Asma e Imunologia - SLaai




A primeira pedra constitucional do que conhecemos hoje como Sociedade Latino-Americana de Alergia, Asma e Imunologia (SLaai) foi colocada na cidade de Bogotá (Colômbia), em 1960, onde um grupo de jovens alergólogos que participaram do I Seminário Latino-Americano de Alergia resolveram fundar uma Sociedade Latino-Americana de Alergia e Imunologia. Entre os brasileiros presentes estavam os Profs. Julio Croce e João Ferreira de Mello. Inicialmente, as atividades da nova sociedade se resumiam qua-se exclusivamente a seus congressos celebrados na cidade do México no ano de 1962, no Peru em 1965 e, depois, sucessivamente, no Equador, Chile, Argentina, México e Brasil, que sediou o Congresso Latino-Americano junto com o Congresso da SBAI em 1977, na cidade de Guarujá, São Paulo.

Ao longo do tempo, a sociedade foi se organizando, criando seus estatutos, modificando seu nome e ampliando sua participação no meio científico global. Atualmente, a SLaai é uma sociedade científicomédica que reúne diversas sociedades nacionais, de diferentes países latino-americanos, dedicadas ao campo da Alergia, Asma e Imunologia. Portanto, a SLaai é uma sociedade de sociedades da especialidade em seus países membros. Por ter essa caracterísitica de membresia de sociedades, todos indivíduos pertencentes a uma sociedade membro da SLaai são também sócios da SLaai. Assim, por exemplo, todo membro da ASBAI é automaticamente membro da SLaai.

De acordo com seu estatuto, as principais finalidades da SLaai são a promoção e divulgação do estudo de doenças alérgicas e imunológicas na América Latina, facilitando o contato entre seus membros e parceiros, gerando uma produção científica latinoamericana. A SLaai também está comprometida em atividades de educação médica continuada e na promoção de relações científicas relacionadas às políticas de saúde, representando a região junto a organizações globais e autoridades nacionais e internacionais. Essas finalidades são alcançadas através de seus congressos e da formação de comitês científicos responsáveis pela organização de projetos e produção de artigos coordenados pelo diretor científico da SLaai, cargo que atualmente é ocupado pelo Prof. Luis Felipe Ensina, do Brasil.

Devido à diversidade de seus países membros e sua dimensão continental, a SLaai é constituída de quatro capítulos, a saber: Capítulo Meso-Americano e Caribe constituído por: Costa Rica, Cuba, El Salvador, Estados Unidos da América, Honduras, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, República Dominicana e futuros países da América Central e do Caribe, que se juntem ao SLaai; Capítulo Bolivariano: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela; Cone Sul: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai; e União Europeia: Espanha, Itália e Portugal.

Os fundos para as atividades da SLaai provêm da contribuição anual de cada sociedade membro, e eventuais lucros obtidos em congressos. Há cerca de cinco anos atrás conseguimos nos organizar juridicamente, e atualmente nossa sede é em Assunção, Paraguai, o que nos possibilita ter uma conta bancária, um secretariado e um orçamento programado.

Nesse ano de 2020 estavam programados os Congressos dos Capítulos Meso-Americano em Punta Cana junto com a Sociedade Dominicana; o Congresso Bolivariano em Cuenca, Equador, junto com a Sociedade Equatoriana; e o Congresso do Cone Sul em Buenos Aires, junto com a Associação Argentina. Infelizmente, devido à pandemia do COVID-19, os dois primeiros foram cancelados e o Congresso do Cone Sul a ser realizado em novembro possivelmente ocorrerá de forma virtual. O XX Congresso da Sociedade Latino-Americana de Alergia Asma e Imunologia está programado para Lima, Peru, em abril de 2021, e temos esperança de realizá-lo em um formato mais enxuto, com uma pequena participação local, mas propiciando oportunidade de forte presença virtual.

Então, o que significa slaai?

Participar da Sociedade Latino-Americana de Alergia, Asma e Imunologia significa uma oportunidade de enriquecimento pessoal e científico através do relacionamento e troca de informações com nossos pares da América Latina. Essa troca propicia a produção de trabalhos científicos conjuntos em vários centros acadêmicos da América Latina, e propicia oportunidades de estágios de aprimoramento científico para os mais jovens. As experiências acadêmicas compartilhadas resultam na elaboração de orientações diagnósticas e terapêuticas específicas para nossa região, bem como na adoção de políticas de saúde na área de Alergia e Imunologia que sejam desenhadas e adequadas para o povo latino-americano. Enfim, somos todos SLaai.

2024 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Rua Domingos de Morais, 2187 - 3° andar - Salas 315-317 - Vila Mariana - CEP 04035-000 - São Paulo, SP - Brasil - Fone: (11) 5575.6888

GN1 - Sistemas e Publicações